Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Lixo Nosso de cada Dia
Pergunta Exploratória

Para onde vai o lixo que sai de nossas casas?

Expedição Investigativa

As expedições investigativas se deram em datas e locais diferentes. A primeira aconteceu no dia 08 de junho, foi realizada no bairro da escola para verificar como os cidadãos cuidam do ambiente em que vivem. A segunda foi realizada no dia 20 de junho no lixão da cidade, a qual as crianças puderam perceber o acúmulo de lixo a céu aberto, destino incorreto do lixo produzido pela população. A terceira expedição investigativa foi realizada na Central de Triagem de Recicláveis e Estação de Transbordo, no município de Araputanga no dia 21 de agosto. Essa visita pôde proporcionar...

Objetivos

Despertar a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem lixo produzido pela comunidade, despertando uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção do mesmo, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente.

Comunidade de Aprendizagem

No decorrer do Projeto foram necessários alguns recursos financeiros para aquisição de materiais, e encontrei apoio financeiro na gestão escolar e na Secretaria de Educação, onde pude realizar os trabalhos de maneira desejada e satisfatória com meus educandos.

Articulação com o currículo

O propósito surgiu da necessidade de estudarmos os conteúdos conforme proposta curricular, plano de curso, onde serão trabalhados todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Matemática: ordem e medida, números e quantidades, situações problemas, gráficos e tabelas.\nLíngua Portuguesa: histórias, oralidade, textos informativos, música, poemas, produção de frases, de textos, leitura e interpretação de texto.\nCiências Humanas e da Natureza: meio ambiente, natureza e sociedade, o bairro, o destino do lixo, a reciclagem, a coleta seletiva, reutilização do lixo, plantio e cultivo de mudas, preparação do solo.\n Artes: textura, cores, confecção de vasos com recicláveis, músicas, histórias infantis, filmes, pintura, recorte e colagem. Construção da horta com reutilização de materiais, produção de cartazes e de lixeiras seletivas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O interesse pelo projeto surgiu quando trabalhávamos com o vídeo: Um plano para salvar o planeta, da Tuma da Mônica, sobre o Dia do Meio Ambiente. Surgiram alguns questionamentos sobre o destino do lixo que sai de nossas casas. A partir daí amadurecemos a ideia de realizar o projeto.

Ficha Técnica
Escola
E.M. Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
2º ano C

Número de alunos
19

Educadores
Irany Aparecida Ferreira da Cunha Barboza

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Ao considerar que o problema da escassez da água em todo o território nacional e inclusive um problema mundial, percebe-se que é um assunto muito amplo e que envolve toda a comunidade escolar, sendo de grande interesse de todos. Desta forma, realizar um trabalho em cooperação, compartilhando informações, expectativas e sonhos proporcionar um aprendizado ímpar, prazeroso e de sucesso.\nO projeto "O lixo nosso de cada dia" colaborou para o desenvolvimento dos alunos através dos conhecimentos adquiridos por meio de trocas de experiências, relatos pessoais, entrevistas, pesquisas, observação e reflexão sobre a necessidade de mudanças de postura em relação ao lixo, assim como, levá-los a sensibilização sobre os malefícios que o lixo causa ao meio ambiente e à nossa saúde.
Irany Aparecida Ferreira da Cunha Barboza | Professor(a)