O Lixo Nosso de cada Dia
Pergunta Exploratória
Para onde vai o lixo que sai de nossas casas?
Expedição Investigativa
As expedições investigativas se deram em datas e locais diferentes. A primeira aconteceu no dia 08 de junho, foi realizada no bairro da escola para verificar como os cidadãos cuidam do ambiente em que vivem. A segunda foi realizada no dia 20 de junho no lixão da cidade, a qual as crianças puderam perceber o acúmulo de lixo a céu aberto, destino incorreto do lixo produzido pela população. A terceira expedição investigativa foi realizada na Central de Triagem de Recicláveis e Estação de Transbordo, no município de Araputanga no dia 21 de agosto. Essa visita pôde proporcionar...
Objetivos
Despertar a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem lixo produzido pela comunidade, despertando uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção do mesmo, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente.
Comunidade de Aprendizagem
No decorrer do Projeto foram necessários alguns recursos financeiros para aquisição de materiais, e encontrei apoio financeiro na gestão escolar e na Secretaria de Educação, onde pude realizar os trabalhos de maneira desejada e satisfatória com meus educandos.
Articulação com o currículo
O propósito surgiu da necessidade de estudarmos os conteúdos conforme proposta curricular, plano de curso, onde serão trabalhados todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Matemática: ordem e medida, números e quantidades, situações problemas, gráficos e tabelas.\nLíngua Portuguesa: histórias, oralidade, textos informativos, música, poemas, produção de frases, de textos, leitura e interpretação de texto.\nCiências Humanas e da Natureza: meio ambiente, natureza e sociedade, o bairro, o destino do lixo, a reciclagem, a coleta seletiva, reutilização do lixo, plantio e cultivo de mudas, preparação do solo.\n Artes: textura, cores, confecção de vasos com recicláveis, músicas, histórias infantis, filmes, pintura, recorte e colagem. Construção da horta com reutilização de materiais, produção de cartazes e de lixeiras seletivas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O interesse pelo projeto surgiu quando trabalhávamos com o vídeo: Um plano para salvar o planeta, da Tuma da Mônica, sobre o Dia do Meio Ambiente. Surgiram alguns questionamentos sobre o destino do lixo que sai de nossas casas. A partir daí amadurecemos a ideia de realizar o projeto.