"Todos unidos contra o mosquito Aedes"
Pergunta Exploratória
Aqui em nosso município, corremos o risco de sermos infectados pelo mosquito Aedes aegipty/Aedes albopictus, transmissores do vírus da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada pelos alunos do 7º ano que fizeram uma pesquisa na internet de notícias divulgadas pela mídia local em 2018 sobre a situação do município de Sobradinho frente a este problema.
Objetivos
• Desenvolver as habilidades de interpretação de informação escrita e comentada;
• Incentivar a participação e atividades em grupos, visando a inclusão e o respeito e a diversidade de opiniões;
• Pesquisar na mídia local as notícias veiculadas sobre a situação do município frente a esse problema de saúde pública.
• Identificar as formas clínicas da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya;
• Conhecer as diversas formas de estágios prevenção e tratamento;
• Destacar medidas preventivas da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya;
• Reconhecer a importância dos hábitos de higiene;
• Sensibilizar e conscientizar os alunos e suas famílias e as pessoas da comunidade local sobre a gravidade das doenças e que a sua prevenção depende da ação ambiental consciente de cada cidadão;
• Eliminar possíveis criadouros que venham a ser encontrados no pátio e no entorno da escola.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 7º ano, professora de Ciências, alunos (e seus familiares) e professores das demais turmas e comunidade em que a escola está inserida.
Articulação com o currículo
* Questionamento e debate a cerca do tema gerador.
* Atividades de pesquisa da importância e do perigo dos microrganismos para a vida humana.
* Leitura de textos informativos sobre os mosquitos Aedes aegipty/Aedes albopictus e sua proliferação, bem como as doenças por eles transmitidas.
* Estudo de medidas preventivas e o tratamento das doenças.
* Documentários.
* Confecção de painel informativo referente às doenças, ao mosquito e seus estágios, medidas profiláticas e tratamento.
* Palestra realizada com o Grupo Ambiental da E. M. E. F. Seomar Mainardi, apresentando alternativas para eliminação dos mosquitos (cultivo das plantas Citronela e Crotalária).
* Distribuição de panfletos com explicações aprendidas em aula à comunidade em que a escola está inserida e aos alunos das demais turmas da escola.
* QUIZ sobre o assunto, como forma de memorizar o conteúdo estudado.
* Mutirão semanal de fiscalização de possíveis focos dos mosquitos no pátio e no entorno da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As decisões e ações são pensadas no coletivo.