Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

RESGATANDO BRINCADEIRAS “ Foi muito legal aprender brincando e também saber do que nossos pais brincavam.”
Emanuelli Kivel | aluno(a)
“É muito gratificante poder participar com as crianças e contribuir um pouquinho nesse processo de aprendizagem deles. Meu filho Matheus ficou muito feliz e confiante na realização das atividades por ter a mãe por perto, presente na escola. Fiquei muito feliz com o convite. ”
Maristela Penso Toigo | responsável
Pergunta Exploratória

Quais brincadeiras fizeram parte da sua história?

Expedição Investigativa

Esse projeto surgiu a partir da necessidade de resgatar brincadeiras realizadas na infância dos pais dos alunos. Foi realizada uma conversa com os alunos sobre as brincadeiras que mais gostam, percebendo que poucas crianças se divertiam com atividades que seus pais brincavam. Solicitamos aos pais relatos de brincadeiras que fizeram parte de sua infância, e junto de seus filhos foram desenvolvidas no ambiente escolar. Percebe-se que muitas brincadeiras saudáveis são deixadas de lado com o passar dos anos, cedendo espaço as tecnologias da informática.

Objetivos

Resgatar brincadeiras que fizeram parte da infância de pais dos alunos. Despertar o interesse da escola pelo o uso das brincadeiras como ferramenta pedagógica.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto foi desenvolvido nas dependências da escola com os alunos do 1º A , com auxilio da professora regente e a participação dos pais na execução brincadeiras.

Articulação com o currículo

História: Relações próximas- história.Geografia: Orientação e localização: Relações Espaciais Topológicas. Matemática: Estudo do espaço: posição, localização, direção e sentido. Língua Portuguesa: Gênero discursivo cantiga.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Pedro Álvares Cabral- Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Turma
1º ano

Número de alunos
13

Educadores
Bruna de Matos Henrique

Estado
Paraná

Município
Santa Helena

Cooperativa
SICREDI VANGUARDA PR/SP/RJ

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO ROQUE

Apoiadores
Pais, Comunidade Escolar.

“Esse projeto foi de grande importância, pois além de resgatar brincadeiras que não só fizeram parte da minha infância, mas também nas dos pais dos alunos, foi um momento de alegria e aprendizado. ”