RESGATANDO BRINCADEIRAS
“ “ Foi muito legal aprender brincando e também saber do que nossos pais brincavam.”
Emanuelli Kivel | aluno(a)
“ “É muito gratificante poder participar com as crianças e contribuir um pouquinho nesse processo de aprendizagem deles. Meu filho Matheus ficou muito feliz e confiante na realização das atividades por ter a mãe por perto, presente na escola. Fiquei muito feliz com o convite. ”
Maristela Penso Toigo | responsável
Pergunta Exploratória
Quais brincadeiras fizeram parte da sua história?
Expedição Investigativa
Esse projeto surgiu a partir da necessidade de resgatar brincadeiras realizadas na infância dos pais dos alunos. Foi realizada uma conversa com os alunos sobre as brincadeiras que mais gostam, percebendo que poucas crianças se divertiam com atividades que seus pais brincavam. Solicitamos aos pais relatos de brincadeiras que fizeram parte de sua infância, e junto de seus filhos foram desenvolvidas no ambiente escolar. Percebe-se que muitas brincadeiras saudáveis são deixadas de lado com o passar dos anos, cedendo espaço as tecnologias da informática.
Objetivos
Resgatar brincadeiras que fizeram parte da infância de pais dos alunos. Despertar o interesse da escola pelo o uso das brincadeiras como ferramenta pedagógica.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido nas dependências da escola com os alunos do 1º A , com auxilio da professora regente e a participação dos pais na execução brincadeiras.
Articulação com o currículo
História: Relações próximas- história.Geografia: Orientação e localização: Relações Espaciais Topológicas. Matemática: Estudo do espaço: posição, localização, direção e sentido. Língua Portuguesa: Gênero discursivo cantiga.