Criança e Adolescente: Leis e cuidados
“ Ficamos chocados com as historias de vidas das crianças e adolescentes que vivem na casa lar Esperança e a falta de estrutura familiar.
alunos do 6º ano. | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a história deste lugar? Quais as histórias desse lugar?
Expedição Investigativa
Lar Esperança
Objetivos
Objetivo de conhecer as leis que protegem a criança e o adolescente, conscientizando sobre os maus tratos existentes nas famílias, e tirando a ideia distorcida do Conselho Tutelar.
Comunidade de Aprendizagem
Diretora do lar Esperança: Maria Luiza.
Articulação com o currículo
As atividades do projeto foram pensadas e articuladas com o currículo, e podem ser exemplificadas da seguinte forma: Ações:Pesquisando sobre a violência na infância e adolescência. Conteúdos: Português – ortografia; estrutura de textos; pesquisa; desenvolvimento de escrita; síntese. Atividade: Pesquisas dos tipos de violência familiar; O que caracteriza a violência; para confecção de cartazes. \nCompreensão do ECA. Ação: Poesia e Piquenique. Conteúdos: Poesia e Piquenique. Atividades: Visita à Casa de Passagem para realizar leitura de Poesias feitas pelos alunos ou de alguns autores, e Piquenique interativo. Ação: História função do Conselho Tutelar. Conteúdo:História – Pesquisa histórica. Atividade:Pesquisa da parte histórica do Conselho Tutelar. - Confecção de cartazes sobre funções do Conselho.Ação:Quantificando a violência.Conteúdo:Matemática – números naturais, múltiplos e divisores.Atividades:Pesquisa quantitativa de dados de violência na infância e adolescência.