Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Criança e Adolescente: Leis e cuidados Ficamos chocados com as historias de vidas das crianças e adolescentes que vivem na casa lar Esperança e a falta de estrutura familiar.
alunos do 6º ano. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a história deste lugar? Quais as histórias desse lugar?

Expedição Investigativa

Lar Esperança

Objetivos

Objetivo de conhecer as leis que protegem a criança e o adolescente, conscientizando sobre os maus tratos existentes nas famílias, e tirando a ideia distorcida do Conselho Tutelar.

Comunidade de Aprendizagem

Diretora do lar Esperança: Maria Luiza.

Articulação com o currículo

As atividades do projeto foram pensadas e articuladas com o currículo, e podem ser exemplificadas da seguinte forma: Ações:Pesquisando sobre a violência na infância e adolescência. Conteúdos: Português – ortografia; estrutura de textos; pesquisa; desenvolvimento de escrita; síntese. Atividade: Pesquisas dos tipos de violência familiar; O que caracteriza a violência; para confecção de cartazes. \nCompreensão do ECA. Ação: Poesia e Piquenique. Conteúdos: Poesia e Piquenique. Atividades: Visita à Casa de Passagem para realizar leitura de Poesias feitas pelos alunos ou de alguns autores, e Piquenique interativo. Ação: História função do Conselho Tutelar. Conteúdo:História – Pesquisa histórica. Atividade:Pesquisa da parte histórica do Conselho Tutelar. - Confecção de cartazes sobre funções do Conselho.Ação:Quantificando a violência.Conteúdo:Matemática – números naturais, múltiplos e divisores.Atividades:Pesquisa quantitativa de dados de violência na infância e adolescência.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo

Turma
6º Ano

Número de alunos
20

Educadores
Andrea Resende Dalbão, Eneida dos Santos Iracet, Camila Rosa da Silva, Iane Rosa da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rosário do Sul

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ROSARIO DO SUL

Apoiadores
Comunidade escolar, famílias e escola.

Eu vejo o envolvimento dos alunos, pois através da pesquisa e da vivência na expedição investigativa há um maior esclarecimento sobre a casa de Passagem e sobre a violência intrafamiliar.