Conhecendo um pouco sobre os répteis.
“ ...
... | aluno(a)
“ ...
... | responsável
Pergunta Exploratória
A cobra cega é um anfíbio?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu quase no término do I Semestre e deu continuidade no II Semestre. Os alunos realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos répteis. E para que a nossa pesquisa ficasse ainda mais interessante, levamos para a sala de aula um filhote de jabuti. E, em outro momento, levamos para a sala de aula um casal de jabutis, onde os alunos puderam observar características importantes que diferenciassem o macho da fêmea. No zoológico, os alunos ficaram encantados com os répteis existentes em seu espaço, pois a maioria deles, eles só conheciam, através da internet, televisão, revistas ou livros, tais como: jacarés, jacarés albino, cágados, iguanas, cobras: Sucuri e Jiboias. Os alunos observaram atentamente cada detalhe, como o comportamento, o relacionamento entre eles dentro do cativeiro, o tipo de alimentação.......
Objetivos
Conhecer o grupo dos répteis e as suas principais características.
Comunidade de Aprendizagem
Cooperação dos pais dos alunos na doação de prêmios e na compra de rifas em prol do passeio ao zoológico em Cuiabá – MT. Houve também a contribuição de algumas pessoas que acreditaram e apoiaram o presente projeto: Ana Flávia Marçal, Andréia Rodrigues da Silva Gomes, Antonio Miguel Bianco Teles, Aparecida Sebastiana Costa de Miranda, Edmar de Oliveira Almeida, Eleuza Ferreira Espíndola, Elza Dias de Oliveira Carvalho, Gisele R. Torres, Joilson Nunes de Barros, João Dias Guimarães, Juliana Freire Zagatti, Maria Verônica de Oliveira, Maria Cristina Santos de Campos, Marli Marins Carvalho Pessoa, Miriam Furtado Bento, Oswaldo Alvarez, Regiane Carla Nascimento de Souza, Ricardo Leandro Schiavinato, Rosa Amparo Merino, Rosimar Evangelista dos Santos, Shiguemitu Sato, Silvana Bento de Melo Couto, Vera Junia Silva, Zélia Barbosa Gonçalves e Zélia Dias da Silva. Participação da mãe Maria.......
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Ordenação, repetição e sequência de ideias; Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Ficha técnica, Artigo de revista; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Produção de frases e de textos; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Ordem alfabética; Artigo; Número e Grau do substantivo; Substantivos epicenos; Sílaba tônica e classificação; Singular e plural; Sinais de pontuação; Tipos de frases; Sinônimos e Antônimos; Adjetivo; Dígrafos; Encontros consonantais; Ortografia: Palavras terminadas em L e U; Gêneros textuais: Poesia, Fábula, Música, Ficha técnica e Adivinhas. Matemática: Medida de tempo (calendário); Medida de comprimento; Medida de massa; Gráfico e tabela; Dobro e Triplo; Par e Ímpar; Divisão; Sistema monetário brasileiro; Localização e movimentação: à direita ou à esquerda; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: Problemas ambientais no campo: O desmatamento............
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir do momento em que estávamos discutindo sobre o grupo dos anfíbios. Os alunos faziam leitura informativa referente ao tema e de repente descobriram que as cobras cegas fazem parte dos grupos dos anfíbios e não dos répteis. Neste momento, eles disseram que gostariam de saber o porquê que leva as cobras cegas não fazerem parte da família dos répteis e já aproveitarem para também dar início ao estudo do referido grupo e conhecerem as suas principais características.