Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O pintinho amarelinho
Pergunta Exploratória

Porque o pintinho é amarelinho e mamãe dele não?

Expedição Investigativa

na casa da professora Brecholina na comunidade de Farinópolis. Onde nós professoras, a coordenadora Pedagógica, Maria Sílvia, Eliene, motorista Ailtom, Tassia mãe do aluno David e os demais alunos passamos um manhã muito agradável e bastante divertida, os alunos visitaram a chocadeira, o chiqueiro, o galinheiro, correram atrás de alguns animais, pegaram os pintinhos na mão Aconteceu no dia dez de agosto de dois mil e dezessete na Fazenda Boa Esperança, sítio da Dindinha, e fizeram várias perguntas.

Objetivos

Proporcionar atividades lúdicas que levem as crianças a enriquecer seus conhecimentos sobre animais, aves em especial os pintinhos e as galinhas, brincando, explorando e expressando-se, usando as diversas linguagens de forma criativa.\nObservar diferenças e semelhanças entre os animais; - Vivenciar situações que reforcem valores como respeito, solidariedade, amizade melhorando as relações entre as crianças;\nInserir as crianças no mundo da leitura significativa proporcionando situações diversificadas, Despertando o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar.\nPossibilitando a linguagem oral; de leitura e escrita, na busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas de conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

As ações desenvolvidas durante o projeto envolveu toda comunidade escolar, professores, alunos, pais, diretora, coordenadora, funcionários e convidados.\nDentre as ações, além dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, houve a expedição investigativa, pesquisas, visitas e palestras. Eu professora Cláudia juntamente com a professora Lusmar, visitamos a casa da dona Aparecida, senhora Itelvina Toledo, Senhor José Teodoro e a Ração Caçula, tiramos fotos e montamos slide e passamos em sala de aula para as crianças, foi confeccionado roupas e bonés do pintinho amarelinho em tnt e eva e os alunos cantaram a música do pintinho, a professora Lusmar trouxe para a sala de aula dois pintinhos vivos e contou a história do Pintinho fujão. O veterinário Wellington Sarate de Mendonça e sua estagiária Rúbia Xavier ministrou uma palestra sobre as aves priorizando os pintinhos e galinhas. Os alunos

Articulação com o currículo

O projeto foi desenvolvido de acordo com o currículo escolar, onde foram trabalhados Todos os eixos temáticos da Educação Infantil, os conteúdos específicos da Educação Infantil foram inseridos de maneira interdisciplinar, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes, identidade e autonomia, matemática, música e movimento. As ações e estratégias foram desenvolvidas de forma muito variadas, durante o processo do projeto foram trabalhadas várias outras músicas, não ficando só no meu pintinho amarelinho; o desenvolvimento dos conteúdos foi feito de forma lúdica, divertida e prazerosa, com diálogo, brincadeiras e trabalhos em grupo desenvolvendo a cooperação e respeito ao outro, foram trabalhados, leitura de histórias, as vogais, nomes das crianças, números e quantidades, texturas, formas, cores, conceitos sobre dentro-fora, leve-pesado, maior- menor, em cima- em baixo, cheio-vazio, muito-pouco. Noções de escrita, silêncio. Partes e características do corpo humano, olhos, pele ca

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do nome do projeto se deu a partir da Música meu pintinho amarelinho, onde surgiu a pergunta sobre a cor do pintinho, e percebemos o interesse da turma em relação aos animais, o tema do projeto foi escolhido pelos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo

Diretor
Maria Aparecida Domingos

Turma
Pré ll

Número de alunos
17

Educadores
Cláudia Toledo de Aguiar e Lusmar Moreira de Azevedo Santana

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Comunidade escolar, professores, alunos, pais, diretora, coordenadora, funcionários e convidados.

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveria
As crianças ficaram mais desinibidas, falante, ouvindo, escutando e com um melhor desenvolvimento da fala, autocontrole, coordenação motora, expressão corporal, linguagem musical, equilíbrio, socialização, partilha cooperação e respeito mútuo
: Cláudia Toledo de Aguiar e Lusmar Moreira de Azevedo Santana | Professor(a)

Repercussão na mídia

...
...