O pintinho amarelinho
Pergunta Exploratória
Porque o pintinho é amarelinho e mamãe dele não?
Expedição Investigativa
na casa da professora Brecholina na comunidade de Farinópolis. Onde nós professoras, a coordenadora Pedagógica, Maria Sílvia, Eliene, motorista Ailtom, Tassia mãe do aluno David e os demais alunos passamos um manhã muito agradável e bastante divertida, os alunos visitaram a chocadeira, o chiqueiro, o galinheiro, correram atrás de alguns animais, pegaram os pintinhos na mão Aconteceu no dia dez de agosto de dois mil e dezessete na Fazenda Boa Esperança, sítio da Dindinha, e fizeram várias perguntas.
Objetivos
Proporcionar atividades lúdicas que levem as crianças a enriquecer seus conhecimentos sobre animais, aves em especial os pintinhos e as galinhas, brincando, explorando e expressando-se, usando as diversas linguagens de forma criativa.\nObservar diferenças e semelhanças entre os animais; - Vivenciar situações que reforcem valores como respeito, solidariedade, amizade melhorando as relações entre as crianças;\nInserir as crianças no mundo da leitura significativa proporcionando situações diversificadas, Despertando o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar.\nPossibilitando a linguagem oral; de leitura e escrita, na busca de sanar dificuldades encontradas no cotidiano escolar nas diversas áreas de conhecimento.
Comunidade de Aprendizagem
As ações desenvolvidas durante o projeto envolveu toda comunidade escolar, professores, alunos, pais, diretora, coordenadora, funcionários e convidados.\nDentre as ações, além dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, houve a expedição investigativa, pesquisas, visitas e palestras. Eu professora Cláudia juntamente com a professora Lusmar, visitamos a casa da dona Aparecida, senhora Itelvina Toledo, Senhor José Teodoro e a Ração Caçula, tiramos fotos e montamos slide e passamos em sala de aula para as crianças, foi confeccionado roupas e bonés do pintinho amarelinho em tnt e eva e os alunos cantaram a música do pintinho, a professora Lusmar trouxe para a sala de aula dois pintinhos vivos e contou a história do Pintinho fujão. O veterinário Wellington Sarate de Mendonça e sua estagiária Rúbia Xavier ministrou uma palestra sobre as aves priorizando os pintinhos e galinhas. Os alunos
Articulação com o currículo
O projeto foi desenvolvido de acordo com o currículo escolar, onde foram trabalhados Todos os eixos temáticos da Educação Infantil, os conteúdos específicos da Educação Infantil foram inseridos de maneira interdisciplinar, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes, identidade e autonomia, matemática, música e movimento. As ações e estratégias foram desenvolvidas de forma muito variadas, durante o processo do projeto foram trabalhadas várias outras músicas, não ficando só no meu pintinho amarelinho; o desenvolvimento dos conteúdos foi feito de forma lúdica, divertida e prazerosa, com diálogo, brincadeiras e trabalhos em grupo desenvolvendo a cooperação e respeito ao outro, foram trabalhados, leitura de histórias, as vogais, nomes das crianças, números e quantidades, texturas, formas, cores, conceitos sobre dentro-fora, leve-pesado, maior- menor, em cima- em baixo, cheio-vazio, muito-pouco. Noções de escrita, silêncio. Partes e características do corpo humano, olhos, pele ca
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do nome do projeto se deu a partir da Música meu pintinho amarelinho, onde surgiu a pergunta sobre a cor do pintinho, e percebemos o interesse da turma em relação aos animais, o tema do projeto foi escolhido pelos alunos.