Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As Plantas
Pergunta Exploratória

O que vemos aqui?

Expedição Investigativa

Passeio curioso pela comunidade e Rio Itú

Objetivos

Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.

Comunidade de Aprendizagem

Escola e comunidade

Articulação com o currículo

-Tipos de folhas: Linguagem oral; Percepções auditivas, táteis e visuais. Os alunos fizeram um desenho sobre o passeio curioso e a confecção de um mural com as diferenças entre folhas coletadas na expedição.\n-O João e o pé de feijão: Linguagem oral – histórias lidas e contadas; Percepções motoras e visuais; Memória. Contação da história “O João e o pé de feijão”. Montagem de um quebra-cabeça sobre uma imagem da história.\n-Jogo da memória: Esquemas corporais; Representação de escrita; Alfabeto. Os alunos vão confeccionar desenhos sobre plantas (árvores, flores, arbustos, etc.) e fazer um jogo da memória com as produções. Nomeação e escrita do que se desenhou.\n-Degustando chás: Linguagem oral; Esquema corporal: corpo humano, higiene e saúde, órgãos do sentido. Os alunos pesquisarão sobre quais as plantas medicinais que possuem em casa. Mural de exposição com amostras de plantas medicinais encontradas e quais as funções de cada planta. Realizar degustação de chás.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Henrique Dias

Turma
Educação Infantil – nível A e B

Número de alunos
5

Educadores
Professora Dinamar Silva da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Manoel Viana

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MANOEL VIANA

Apoiadores
Comunidade Escolar, Famílias e escola.

Pensando nesse sentido, a educação ambiental é o meio mais eficaz de se formar cidadãos mais preocupados com o futuro do meio ambiente e, portanto, desenvolver a consciência de um desenvolvimento sustentável é fundamental, sendo o melhor caminho de se garantir o futuro da humanidade.