Conhecendo a identidade de Uruguaiana
Pergunta Exploratória
Como surgiu o município?
Expedição Investigativa
Expedição Investigativa pelo Município (bairros, centro e beira do Rio Uruguai)
Objetivos
Oportunizar aos alunos atividades que os levem a ampliar os conhecimentos sobre a história do município e sua valorização.
Comunidade de Aprendizagem
Dra. Laura Antunes, Juíza do Trabalho e membro da Academia de Letras de Uruguaiana;\nProdutor rural, Sr. Verlei, e Comerciante Sra. Maria;\nPalestrante do IBAMA e Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Uruguaiana;\nPalestrante da empresa BRK;\nArtesã Celina;\nArtista plástico Lupi;\n1ª Prenda e Peão do CTG Patrulha do Oeste.\nAlunos e professoras da escola particular Laura Vicuña.\nRepresentante de religiões que existem na cidade.
Articulação com o currículo
Se eu fosse o(a) Prefeito(a): Português– Uso do dicionário; verbete; Análise e síntese das palavras; escrita e reescrita; leitura e interpretação;\nO que Uruguaiana tem?: Português– Gêneros textuais; estruturação do texto; regras de ortografia; parágrafo; rima.\nO que nos conta Uruguaiana ontem e hoje?: História- Símbolos da cidade, pontos turísticos da cidade e localização.\nQual a quantidade da população ontem e hoje?: Matemática- Gráficos e tabelas, Leitura e escrita de numerais, valor posicional dos algarismos.\nComo é a minha terra?: Geografia- espaço geográfico do município(mapas);\nComo está nosso Rio Uruguai?: Ciências- Ciclo da água na natureza, mudanças de estados físicos, desmatamento, poluição, desperdício de água;\nFazendo Arte: Conhecer e apreciar as produções de Artistas do município;\nBrincando também se aprende: Educação física;\nRespeitando as diferenças: Ensino Religioso: Reconhecer as diversas filosofias e literaturas religiosas existentes.