Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

É Preciso sonhar
Pergunta Exploratória

Qual seu sonho?

Expedição Investigativa

Percebendo a dificuldade de nossos alunos em sonhar e acreditar em seus sonhos, acreditar que são capazes de conquistar um futuro melhor, trouxemos para a escola o médico Dr. Inoel Gutierrez, que contou sua história de vida, mostrando que, apesar da miséria e dificuldades sob diversos aspectos que enfrentou em seu país de origem – Cuba, nunca deixou de acreditar em seu sonho, sendo que batalhou, estudou muito conseguiu tornar-se médico. Fez um excelente trabalho com os alunos, utilizando fotos.

Objetivos

Incentivar os alunos a sonhar e acreditar nos seus sonhos. Mostrar exemplos de pessoas que, mesmo vindo de uma realidade difícil, como a deles, e passando por muitas dificuldades, conseguiram vencer. Sensibilizar os alunos sobre a importância de acreditar e lutar por seus objetivos

Comunidade de Aprendizagem

Estão envolvidos nos trabalhos todos os do 5º ao 9º ano. As mães, professores e funcionários da escola, que também participaram de atividades com a professora Elizabeth.

Articulação com o currículo

Recorte, colagem e pesquisa. Respeito e valorização das diferenças, valores e sonhos de cada um. Discussões sobre cidadania, valores e realidade social. Autoestima, encorajamento, motivação, distribuído em todas as disciplinas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorre na escuta dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Espírito Santo

Diretor
Marelú Aparecida Rachor Colombelli

Turma
5º ano ao 9º ano

Número de alunos
60

Educadores
Todos os professores das turmas envolvidas

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SICREDI Centro Serra

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Consultoria - Andréa Cristina Costa
"Nossos alunos estão inseridos em uma realidade social difícil. Precisam motivação, incentivo e encorajamento para acreditar que são capazes de grandes conquistas.. Precisam sonhar e, principalmente, acreditar em seus sonhos. Buscamos isso todos os dias em nossa escola, e este projeto vem para acrescentar ainda mais nesta busca".
Cintia Pohlmann Moreira | Professor(a)