Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O passado e o futuro dos meios de comunicação e transporte em Santa Catarina
Pergunta Exploratória

De que forma o trem está presente na vida de Criciúma?

Expedição Investigativa

Para compreender a história e as funcionalidades do sistema férreo na cidade, os educandos realizaram uma expedição investigativa na Mina de Visitação Octávio Fontana. O interesse surgiu após questionarem o motivo de não se deslocarem de trem, considerando que a linha atravessa as proximidades da escola.

Objetivos

- Conhecer a história do sistema férreo em Criciúma e região, atrelada à exploração do carvão;
- Visualizar como o trem contribuía para a mineração e, por consequência, como trabalhavam os profissionais;
- Compreender como opera o sistema.

Comunidade de Aprendizagem

- Palestra com o jornalista e radialista, que apresentou à turma um aparelho de rádio dos anos 40.

Articulação com o currículo

- Pesquisa na internet sobre inovações, despertando a curiosidade e a criatividade, além de promover a leitura e a familiarização com os recursos tecnológicos;
- Produção de invenções do futuro com materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade, imaginação e habilidades motoras;
- Expedição na Mina de Visitação Octávio Fontana para responder os questionamentos e possibilitar uma vivência acerca da história e cultura da cidade;
- Produção de maquete e cartazes.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude

Turma
401

Número de alunos
30

Educadores
Lilian Bianco - Educadora \Luciane Ricardo - Auxiliar pedagógica de coordenação

Estado
Santa Catarina

Município
Criciúma

Cooperativa
SICREDI SUL SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CRICIUMA

Apoiadores
Sicredi Sul SC

Assessoria Pedagógica
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
“A cada dia que passava, o interesse e as descobertas iam surgindo, sempre motivando a pesquisa e a aprendizagem de todos e também sempre oportunizando a autonomia e a participação de todos em grupo”.
Lilian Bianco | Professor(a)