Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Valorizando as diferenças "Este dia foi muito importante, todos os trabalhos da exposição estavam lindos, estava deliciosa a feijoada. As apresentações de dança foram muito legais também, e a oficina de cabelo afro e maquiagem foi muito proveitosa. Saí me sentindo linda e amando meu cabelo".
Rayane Vallin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Você valoriza as diferenças?

Expedição Investigativa

Considerando que grande parte de nossos alunos são de origem afro-brasileira, buscamos sempre incentiva-los a valorizar-se, orgulhar-se de sua etnia e sua cultura. Para tanto, é preciso que a escola ofereça possibilidades concretas de discutir relações culturais e étnicas, fortalecendo a autoestima e identidade cultural.

Objetivos

Este projeto, que consiste em um dia de culminância de todos os trabalhos realizados sobre o tema, tem como objetivo conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira, valorizar a beleza desta etnia, através de oficinas de cabelo e maquiagem com profissionais, apresentações artísticas, exposição de trabalhos e gastronomia típica. Assim, busca-se promover reflexões junto aos alunos, e troca de experiências que possam contribuir na formação do conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

Estão envolvidos neste projeto, todos os alunos e professores e direção da escola, bem como as funcionárias que prepararam a feijoada. Estiveram também no dia da culminância, dançarinos da comunidade e profissionais que ministraram oficinas de beleza.

Articulação com o currículo

O projeto articula-se com o currículo, uma vez que desenvolve habilidades artísticas, respeito e valorização das diferenças, reflexão e conhecimento. Discussões sobre cidadania, valores e realidade social. Autoestima, encorajamento, motivação, distribuído em todas as disciplinas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorre na escuta dos participantes.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Espírito Santo

Diretor
Marelú Aparecida Rachor Colombelli

Turma
pré ao 9º ano

Número de alunos
160

Educadores
Todas as professoras da escola

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Consultoria - Andréa Cristina Costa
"A cultura afro-brasileira é um tema que precisa estar presente na escola, pois é uma cultura rica e bela, que precisa ser respeitada e valorizada. Em nossa escola buscamos muito a valorização cultural dos alunos, pois são possuidores de grandes talentos artísticos, principalmente em música e dança".
Marelú Aparecida Rachor Colombelli | Professor(a)