Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Pomar na escola: Cooperando e deixando nossa marca Aprendi contas, saber as horas, resolver problemas de matemática, tabuada e a ler melhor e escrever mais textos.
Tais | aluno(a)
O meu filho gostou muito de trabalhar sobre as árvores e também esta querendo fazer um plantio em casa para poder ter frutas para ele comer já que agora ele aprendeu a comer frutas e a gostar de frutas. Aprendeu a escrever e também ler, realizar continhas.
Angelita | responsável
Pergunta Exploratória

O que vocês, enquanto pais gostariam que seu filho aprendesse nesse letivo? Vocês gostam de frutas?

Expedição Investigativa

Inicialmente foi encaminhada pesquisa para as famílias sobre: O que vocês, enquanto pais, gostariam que seu filho aprendesse nesse letivo. Logo após o retorno das questões foi realizado uma roda de conversa com os alunos, com posterior observação do ambiente escolar. Levando em consideração as respostas obtidas junto à família, bem como a dos alunos, optou-se por realizar um projeto voltado ao pomar na escola.

Objetivos

Sensibilizar para o cuidado e preservação do meio ambiente com ênfase nas plantas, estimulando o cultivo das mesmas em suas residências.

Comunidade de Aprendizagem

Família dos alunos

Articulação com o currículo

Matemática: Contagem de figuras e plantas, recorte das mesma, antecessor e sucessor, maior e menor, Problemas de adição e subtração simples; Ciências: Identificação das espécies, época de plantio, estudos das plantas observando as espécie folhas e tudo mais, hábitos alimentares; Português: Formação de palavras, sílabas, identificação de letras, contação de histórias, frases enigmáticas, Ditados, Produção de texto com interpretação de texto separação de sílaba e classificação, contação oral do passeio, tipos de frases, produção textuais; Geografia: Localização, atividades econômicas, usos e costumes, período de plantio, relatório escrito sobre como se deu os fatos da pesquisa; História: Estudo das culturas e suas funções, desenho do percurso com especificidades de localização (mapa); Arte: Concurso de desenho, cores, colagens, danças, gravuras, fotografias antigas; Educação física: Movimento corporal, coordenação; Ensino religioso: Respeito com os mais velhos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Duque de Caxias

Diretor
Caciani Micheli Scapini

Turma
1º, 2º e 3º ano

Número de alunos
9

Educadores
Clorivaldina Marcia Dierings, Adelino Vasconcellos e Jaqueline Lorenzom

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Através do referido projeto pude aperfeiçoar meus métodos de ensinar e também pude aprender muitas formas de plantio e aproveitamento das frutas. Neste ano consegui desenvolver atividades diversificadas do conteúdo de sala de aula, com práticas em campo, tornado assim minhas aulas mais atrativas, proveitosas e produtivas.
Professor 1 | Professor(a)