Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

A Importância de brincar na Educação Infantil Buscando vivenciar alguns brinquedos e brincadeiras tradicionais as crianças vivenciaram conteúdos culturais os quais eles reproduziram e transformaram os materiais recicláveis em brinquedos, apropriando-se deles e lhe dando uma significação. Assim a brincadeira tradicional é à entrada da criança nesta cultura, tal como ela existe em determinado momento, pois a criança mergulha na ação lúdica.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as brincadeiras que podemos brincar individual e coletivamente? De onde vêm os brinquedos? Como surgiu o brinquedo? Por que eles têm tamanhos diferentes? Por que os adultos não brincam?

Expedição Investigativa

A pesquisa investigativa foi realizada na quadra da escola, na qual foram realizadas diversas brincadeiras com os educandos, assim como, um circuito de atividades. Depois de realizadas as atividades, em sala de aula, os educandos foram questionados sobre o que mais gostaram, e estes responderam que foi tudo aquilo que tinha sido desenvolvido com eles. Assim, o tema de resgates de brincadeiras e brinquedos, justifica-se, pela curiosidade que despertou nos educandos.

Objetivos

Possibilitar à criança uma vivência lúdica criativa e estimular a vivência de valores, socializar brinquedos e brincadeiras realizadas dentro e fora da sala de aula descobrindo assim o prazer de brincar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Formação Pessoal e Social; Socializar brinquedos e brincadeiras.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
Pré nível A e Pré nível B

Número de alunos
36

Educadores
Marli Teresinha Rodrigues Sturm, Sandra Schneider e a Estagiária Marisa Fachini.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
As crianças escolheram inicialmente as brincadeiras e brinquedos que mais se identificaram e ao longo das brincadeiras foram havendo trocas de ideias e desta forma houve uma participação boa dos alunos com a experimentação de todas as brincadeiras e brinquedos da cultura popular. Houve indagações sobre o nome de alguns brinquedos e brincadeiras, que para algumas crianças tinham outro nome, mostrando justamente a peteca e o bilboquê e carrinhos feitos de materiais recicláveis.
Professor 1 | Professor(a)