A Importância de brincar na Educação Infantil
“ Buscando vivenciar alguns brinquedos e brincadeiras tradicionais as crianças vivenciaram conteúdos culturais os quais eles reproduziram e transformaram os materiais recicláveis em brinquedos, apropriando-se deles e lhe dando uma significação. Assim a brincadeira tradicional é à entrada da criança nesta cultura, tal como ela existe em determinado momento, pois a criança mergulha na ação lúdica.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as brincadeiras que podemos brincar individual e coletivamente? De onde vêm os brinquedos? Como surgiu o brinquedo? Por que eles têm tamanhos diferentes? Por que os adultos não brincam?
Expedição Investigativa
A pesquisa investigativa foi realizada na quadra da escola, na qual foram realizadas diversas brincadeiras com os educandos, assim como, um circuito de atividades. Depois de realizadas as atividades, em sala de aula, os educandos foram questionados sobre o que mais gostaram, e estes responderam que foi tudo aquilo que tinha sido desenvolvido com eles. Assim, o tema de resgates de brincadeiras e brinquedos, justifica-se, pela curiosidade que despertou nos educandos.
Objetivos
Possibilitar à criança uma vivência lúdica criativa e estimular a vivência de valores, socializar brinquedos e brincadeiras realizadas dentro e fora da sala de aula descobrindo assim o prazer de brincar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Formação Pessoal e Social; Socializar brinquedos e brincadeiras.