Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Corpo humano: As engrenagens da vida Hoje aprendemos sobre o corpo humano, fizemos um cartaz sobre os órgãos e usamos a Kimberly como modelo para fazermos o corpo. Também pintamos e colamos órgãos como cérebro, coração, intestinos, bexiga, estômago, fígado e pulmões.
Vanessa | aluno(a)
Achei bem interessante, pois as crianças chegavam em casa e nos questionavam sobre o que haviam visto na escola, muitas coisas do que aprenderam nem mesmo eu sabia.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Você já parou para pensar o quão incrível é corpo humano? O que ainda podemos aprender com o nosso corpo?

Expedição Investigativa

A curiosidade das crianças foi despertada através de uma representação prática sobre os órgãos dos sentidos do corpo humano: Tato, gustação, audição, olfato e visão. Durante a realização desta dinâmica, efetuamos verificações das diversas formas de como os sentidos trabalham e podem ser estimulados. Através desta experimentação surgiram os seguintes questionamentos que nortearão o projeto “Corpo humano: As engrenagens da vida.

Objetivos

Possibilitar o conhecimento e desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes, bem como enfatizar a importância de ter uma boa higiene e uma alimentação saudável para a preservação da saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Nutricionista; Mercado do bairro; Merendeiras da escola; Lixeiras seletivas.

Articulação com o currículo

Ciências; Português; Artes; Matemática; História; Geografia; Educação Física; Corpo humano; Leitura, interpretação e produção textual; Aprimoramento da escrita; Pontuação correta; Corpo humano; Leitura de imagens; Leitura, interpretação e produção textual; Unidades de medida; Corpo humano; Saúde; Higiene; Alimentação; Leitura, interpretação e produção textual; Sistema monetário; Quatro operações; Medidas e quantidades; Eu X comunidade; Certidão de nascimento; Minha família; Escola; Bairro onde vivo; Meio ambiente (recursos naturais); Animais e vegetais; Saneamento básico; Experimentação prática, utilizando materiais e produtos que possibilitaram perceber os sentidos do nosso corpo; Discussão e questionamentos sobre a aula; Elaboração de relatório sobre a aula prática/dinâmica dos sentidos; Leitura de textos informativos sobre o assunto e interpretação; Leitura de imagens; Cruzadinhas, acrósticos e cartas enigmáticas; Verificação da massa e altura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
3º ano

Número de alunos
14

Educadores
Rosangela Pöerch

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Possibilitar aos meus alunos novos conhecimentos a partir de práticas experimentais tem sido maravilhoso. Percebo neles interesse por novas aprendizagens e experiências. Quando o conhecimento é significativo o projeto ganha sentido.
Professor 1 | Professor(a)