Corpo humano: As engrenagens da vida
“ Hoje aprendemos sobre o corpo humano, fizemos um cartaz sobre os órgãos e usamos a Kimberly como modelo para fazermos o corpo. Também pintamos e colamos órgãos como cérebro, coração, intestinos, bexiga, estômago, fígado e pulmões.
Vanessa | aluno(a)
“ Achei bem interessante, pois as crianças chegavam em casa e nos questionavam sobre o que haviam visto na escola, muitas coisas do que aprenderam nem mesmo eu sabia.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Você já parou para pensar o quão incrível é corpo humano? O que ainda podemos aprender com o nosso corpo?
Expedição Investigativa
A curiosidade das crianças foi despertada através de uma representação prática sobre os órgãos dos sentidos do corpo humano: Tato, gustação, audição, olfato e visão. Durante a realização desta dinâmica, efetuamos verificações das diversas formas de como os sentidos trabalham e podem ser estimulados. Através desta experimentação surgiram os seguintes questionamentos que nortearão o projeto “Corpo humano: As engrenagens da vida.
Objetivos
Possibilitar o conhecimento e desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes, bem como enfatizar a importância de ter uma boa higiene e uma alimentação saudável para a preservação da saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista; Mercado do bairro; Merendeiras da escola; Lixeiras seletivas.
Articulação com o currículo
Ciências; Português; Artes; Matemática; História; Geografia; Educação Física; Corpo humano; Leitura, interpretação e produção textual; Aprimoramento da escrita; Pontuação correta; Corpo humano; Leitura de imagens; Leitura, interpretação e produção textual; Unidades de medida; Corpo humano; Saúde; Higiene; Alimentação; Leitura, interpretação e produção textual; Sistema monetário; Quatro operações; Medidas e quantidades; Eu X comunidade; Certidão de nascimento; Minha família; Escola; Bairro onde vivo; Meio ambiente (recursos naturais); Animais e vegetais; Saneamento básico; Experimentação prática, utilizando materiais e produtos que possibilitaram perceber os sentidos do nosso corpo; Discussão e questionamentos sobre a aula; Elaboração de relatório sobre a aula prática/dinâmica dos sentidos; Leitura de textos informativos sobre o assunto e interpretação; Leitura de imagens; Cruzadinhas, acrósticos e cartas enigmáticas; Verificação da massa e altura.