O despertar da paixão por livros
“ Gostei da costura, e da leitura, de ouvir histórias também.
Miriam | aluno(a)
“ Achei o projeto muito importante senti que meu filho se sentiu satisfeito com o que a professora trabalha em sala de aula. O mesmo ao chegar em casa sempre contava sobre as atividades diferenciadas que a professora desenvolvia sobre a leitura.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Vocês conhecem alguns autores da literatura infantil?
Expedição Investigativa
Para o desenvolvimento da pesquisa investigativa foi aproveitado a Programação dia do livro infantil, dia 18 de abril promovido pela Secretaria de Educação, momento em que os alunos se deslocaram até o Centro Cultural. Nesse espaço teve contação de histórias do Sitio do Pica-pau Amarelo, apresentação dos personagens do Sítio, conversa sobre o autor Monteiro Lobato. Depois atividades lúdicas e visitação a biblioteca pública municipal com manuseio e leitura de livros.
Objetivos
Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias: Fernades, Aguiar, Santos de Paula, Silva, Brum, Teixeira, Sales, Almeida, Mucke dos Santos, Godoi da Silva Nunes, Moura Batista, Santos,Rocha; Curso de pedagogia; Vovó Altaira.
Articulação com o currículo
Português; Matemática; Artes; Geografia; Educação física; Artes cênicas; História; Ensino Religioso; Literatura infantil; Noções de tempo; Coordenação motora ampla e fina; Artes plásticas; Literatura infantil Resumo história de vida dos autores; Onde viveram ou vivem os autores; Quantidades de materiais necessários, formas geométricas; Leitura; Localização em sala de aula, mapeamento da sala; Coordenação corporal, coordenação fina; Leitura e compreensão da história; Espaço geográfico (por que ruas a maleta viajou); Dramatização da história pela família; Leitura e compreensão da história, escrita; Número de personagens; Tempo(para o retorno da maleta); Resgate da cultura, como eram contadas as histórias, que materiais eram utilizados, que tipo de histórias; Tempo (anos); Leitura e releitura de imagens; Apreciação de obras de arte; Data da obra; Gêneros textuais, sinais de pontuação na oralidade; Ampliação do vocabulário; Números ordinais, tempo; Artes plásticas, pintura de desenhos.