Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O despertar da paixão por livros Gostei da costura, e da leitura, de ouvir histórias também.
Miriam | aluno(a)
Achei o projeto muito importante senti que meu filho se sentiu satisfeito com o que a professora trabalha em sala de aula. O mesmo ao chegar em casa sempre contava sobre as atividades diferenciadas que a professora desenvolvia sobre a leitura.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Vocês conhecem alguns autores da literatura infantil?

Expedição Investigativa

Para o desenvolvimento da pesquisa investigativa foi aproveitado a Programação dia do livro infantil, dia 18 de abril promovido pela Secretaria de Educação, momento em que os alunos se deslocaram até o Centro Cultural. Nesse espaço teve contação de histórias do Sitio do Pica-pau Amarelo, apresentação dos personagens do Sítio, conversa sobre o autor Monteiro Lobato. Depois atividades lúdicas e visitação a biblioteca pública municipal com manuseio e leitura de livros.

Objetivos

Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias: Fernades, Aguiar, Santos de Paula, Silva, Brum, Teixeira, Sales, Almeida, Mucke dos Santos, Godoi da Silva Nunes, Moura Batista, Santos,Rocha; Curso de pedagogia; Vovó Altaira.

Articulação com o currículo

Português; Matemática; Artes; Geografia; Educação física; Artes cênicas; História; Ensino Religioso; Literatura infantil; Noções de tempo; Coordenação motora ampla e fina; Artes plásticas; Literatura infantil Resumo história de vida dos autores; Onde viveram ou vivem os autores; Quantidades de materiais necessários, formas geométricas; Leitura; Localização em sala de aula, mapeamento da sala; Coordenação corporal, coordenação fina; Leitura e compreensão da história; Espaço geográfico (por que ruas a maleta viajou); Dramatização da história pela família; Leitura e compreensão da história, escrita; Número de personagens; Tempo(para o retorno da maleta); Resgate da cultura, como eram contadas as histórias, que materiais eram utilizados, que tipo de histórias; Tempo (anos); Leitura e releitura de imagens; Apreciação de obras de arte; Data da obra; Gêneros textuais, sinais de pontuação na oralidade; Ampliação do vocabulário; Números ordinais, tempo; Artes plásticas, pintura de desenhos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Julina Denice Pozebom

Turma
2º ano

Número de alunos
16

Educadores
Paula Schwaab

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Estou me sentindo maravilhada em realizar este projeto, pois a cada atividade proposta, ver os olhinhos brilhando dos alunos não tem preço, o despertar da curiosidade por leitura vindo dos alunos, ver eles buscando ler por conta própria, o pedido para repetir a atividade em outro momento, o depoimento deles dizendo que não gostaria que a aula terminasse, isso me inspira a criar e buscar mais atividades e viajar com eles no mundo da leitura e imaginação.
Professor 1 | Professor(a)