Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo as Praças de Tenente Portela Eu gostei de estar realizando esse projeto sobre as praças para ficar sabendo o porquê de tantas praças em nossa cidade e como foram projetadas.
Natalia | aluno(a)
Eu achei legal a turma da minha filha Nathani realizar esse projeto, porque ficam sabendo sobre as praças do nosso município e notei que ela está bastante interessada em ajudar a realizar as tarefas sobre o assunto.
Niceia | responsável
Pergunta Exploratória

Onde e o que visitaram, conheceram, exploraram, pesquisaram? Quais foram as curiosidades do grupo. Nos conte um pouco sobre esse momento.

Expedição Investigativa

Os alunos do 4 ano da E. M. E. F. T. P, juntamente com a professora foram conhecer as praças com a finalidade de conhecê-las melhor e assim realizarem um trabalho baseado nas mesmas. Houve muitas curiosidades entre elas porque tantas praças, qual o nome de cada uma e quando foram construídas. Retornando para a escola realizou-se uma roda de conversa para dialogar sobre o que visualizamos durante o passeio, em seguida foi realizado registro e ilustração, individual da expedição.

Objetivos

Identificar as principais praças do município, vinculando-as ao planejamento urbano e avaliando qual a finalidade das mesmas.

Comunidade de Aprendizagem

Professores; Comunidade; Pessoas antigas; Comércio local; Jornalista Jalmo Fornari e Israel Capelari; Padre Guido Tafarel; Pessoas antigas; Comércio local Pessoas antigas; Comércio local; Pessoas antigas; Livros.

Articulação com o currículo

Português; Matemática; Ciências; Estudos sociais; Educação artísticas; Ensino Religioso; Português; Ciências; Artes; Textos, relatos, leitura, pesquisa, situações problemas, Tipos de plantas, higiene do local, História dos primeiros colonizadores, origem do nome, primeiros moradores, transporte e meios de comunicação, Desenhos e maquete, Valores. Textos, relatos, leitura, pesquisa, Gráficos, situações problemas, Tipos de plantas, higiene do local, História dos primeiros colonizadores, origem do nome, primeiros moradores, transporte e meios de comunicação, Desenhos e maquete, Valores, Textos, relatos; Situações problemas e cálculos; Higiene do local; Origem do nome; Maquete; Figuras geométricas; Sistema monetário; Leitura, relatos e textos Produção textual; Releitura; Para a responder a esse questionamento iremos realizar entrevistas com os pioneiros do município bem como pessoas que estudaram/estudam sobre nosso município.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Tenente Portela

Diretor
Zene Demari Peyrot

Turma
4º ano

Número de alunos
9

Educadores
Marivone Zanchi Piccinini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Eu como mediadora do conhecimento dos meus alunos procurei instigá-los para que pesquisassem sobre as praças do nosso município, vinculando-as sobre o planejamento urbano e observei que eles estão demonstrando que estão interessados em descobrir as respostas a essas questões.
Professor 1 | Professor(a)