Conhecendo as Praças de Tenente Portela
“ Eu gostei de estar realizando esse projeto sobre as praças para ficar sabendo o porquê de tantas praças em nossa cidade e como foram projetadas.
Natalia | aluno(a)
“ Eu achei legal a turma da minha filha Nathani realizar esse projeto, porque ficam sabendo sobre as praças do nosso município e notei que ela está bastante interessada em ajudar a realizar as tarefas sobre o assunto.
Niceia | responsável
Pergunta Exploratória
Onde e o que visitaram, conheceram, exploraram, pesquisaram? Quais foram as curiosidades do grupo. Nos conte um pouco sobre esse momento.
Expedição Investigativa
Os alunos do 4 ano da E. M. E. F. T. P, juntamente com a professora foram conhecer as praças com a finalidade de conhecê-las melhor e assim realizarem um trabalho baseado nas mesmas. Houve muitas curiosidades entre elas porque tantas praças, qual o nome de cada uma e quando foram construídas. Retornando para a escola realizou-se uma roda de conversa para dialogar sobre o que visualizamos durante o passeio, em seguida foi realizado registro e ilustração, individual da expedição.
Objetivos
Identificar as principais praças do município, vinculando-as ao planejamento urbano e avaliando qual a finalidade das mesmas.
Comunidade de Aprendizagem
Professores; Comunidade; Pessoas antigas; Comércio local; Jornalista Jalmo Fornari e Israel Capelari; Padre Guido Tafarel; Pessoas antigas; Comércio local Pessoas antigas; Comércio local; Pessoas antigas; Livros.
Articulação com o currículo
Português; Matemática; Ciências; Estudos sociais; Educação artísticas; Ensino Religioso; Português; Ciências; Artes; Textos, relatos, leitura, pesquisa, situações problemas, Tipos de plantas, higiene do local, História dos primeiros colonizadores, origem do nome, primeiros moradores, transporte e meios de comunicação, Desenhos e maquete, Valores. Textos, relatos, leitura, pesquisa, Gráficos, situações problemas, Tipos de plantas, higiene do local, História dos primeiros colonizadores, origem do nome, primeiros moradores, transporte e meios de comunicação, Desenhos e maquete, Valores, Textos, relatos; Situações problemas e cálculos; Higiene do local; Origem do nome; Maquete; Figuras geométricas; Sistema monetário; Leitura, relatos e textos Produção textual; Releitura; Para a responder a esse questionamento iremos realizar entrevistas com os pioneiros do município bem como pessoas que estudaram/estudam sobre nosso município.