Animais Domésticos
“ Os alunos gostam de trabalhar no projeto, dizem que estão aprendendo como cuidar melhor dos seus animais, na questão de alimentação, higiene, habitat.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Ela acha que o projeto sobre os animais domésticos é muito bom, pois ela notou que sua filha está cuidando mais de seus animais (cachorro e gato).
Solange | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são os animais domésticos? Você possui animais domésticos em casa? Quais? Como você cuida deles? No bairro existe animais domésticos? Como são cuidados?
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi realizada durante um passeio pelo bairro, onde está localizada nossa escola. Foi observado a existência de muitos animais domésticos, tais como: cachorros, gatos, galinhas, cocotas e patos. Notamos também que alguns animais são bem cuidados, já outros nem tanto. Chegado ao término da nossa expedição percebi que os alunos ficaram entusiasmados em poder realizar ações que possam ajudar esses seres tão amados e indefesos.
Objetivos
Sensibilizar os alunos, bem como a comunidade, sobre a importância do cuidado e proteção dos animais de estimação.
Comunidade de Aprendizagem
Veterinário (palestrante); Entidade de apoio aos animais da comunidade (AMICÃO); Visita de pesquisa e análise em propriedade particular; Visita as moradias do bairro
Articulação com o currículo
Português; Matemática; Ciências;Artes; Ensino Religioso; Geografia; Interpretação de textos; Produção textual; Uso do dicionário; Leituras de livros; Filmes; Gráficos; Problemas; Cálculos; Higiene; Conscientização dos hábitos de cuidado com os animais; Confecção de materiais; Encenação teatral; Valores morais; Éticos; Localização de habitat e visitações; Produção de texto, questionamentos, listagem sobre o filme “ O zelador de Zoológico”; Relatórios sobre a palestra, produção de texto trabalhado o uso das regras de pontuação e da ortográfica brasileira; Reflexões no coletivo por meio de perguntas, e exposição de ideias; Observação, retratação da realidade do bairro visitado; Resolução de situações problemáticas; Gráficos quantitativos levando em consideração a diversidade de animais, número de pessoas visitadas, número de animais; Importância da higiene pessoal, após tocar no animal; Cuidados com o próprio animal; Alimentação; Visita ao Hospital; Veterinário da FAI Faculdades.