Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Animais Domésticos Os alunos gostam de trabalhar no projeto, dizem que estão aprendendo como cuidar melhor dos seus animais, na questão de alimentação, higiene, habitat.
Aluno 1 | aluno(a)
Ela acha que o projeto sobre os animais domésticos é muito bom, pois ela notou que sua filha está cuidando mais de seus animais (cachorro e gato).
Solange | responsável
Pergunta Exploratória

Quais são os animais domésticos? Você possui animais domésticos em casa? Quais? Como você cuida deles? No bairro existe animais domésticos? Como são cuidados?

Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi realizada durante um passeio pelo bairro, onde está localizada nossa escola. Foi observado a existência de muitos animais domésticos, tais como: cachorros, gatos, galinhas, cocotas e patos. Notamos também que alguns animais são bem cuidados, já outros nem tanto. Chegado ao término da nossa expedição percebi que os alunos ficaram entusiasmados em poder realizar ações que possam ajudar esses seres tão amados e indefesos.

Objetivos

Sensibilizar os alunos, bem como a comunidade, sobre a importância do cuidado e proteção dos animais de estimação.

Comunidade de Aprendizagem

Veterinário (palestrante); Entidade de apoio aos animais da comunidade (AMICÃO); Visita de pesquisa e análise em propriedade particular; Visita as moradias do bairro

Articulação com o currículo

Português; Matemática; Ciências;Artes; Ensino Religioso; Geografia; Interpretação de textos; Produção textual; Uso do dicionário; Leituras de livros; Filmes; Gráficos; Problemas; Cálculos; Higiene; Conscientização dos hábitos de cuidado com os animais; Confecção de materiais; Encenação teatral; Valores morais; Éticos; Localização de habitat e visitações; Produção de texto, questionamentos, listagem sobre o filme “ O zelador de Zoológico”; Relatórios sobre a palestra, produção de texto trabalhado o uso das regras de pontuação e da ortográfica brasileira; Reflexões no coletivo por meio de perguntas, e exposição de ideias; Observação, retratação da realidade do bairro visitado; Resolução de situações problemáticas; Gráficos quantitativos levando em consideração a diversidade de animais, número de pessoas visitadas, número de animais; Importância da higiene pessoal, após tocar no animal; Cuidados com o próprio animal; Alimentação; Visita ao Hospital; Veterinário da FAI Faculdades.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Portela

Diretor
Zene Demari Peyrot

Turma
5º ano

Número de alunos
8

Educadores
Roseli da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Gostei muito de trabalhar este projeto, pois além de gostar desse tipo de animal, senti que os alunos também gostaram e se envolveram nas atividades propostas.
Professor 1 | Professor(a)