Salto do Yucumã: Uma beleza Regional
“ Com o projeto desenvolvido com nossos professores, consegui conhecer o Salto do Yucumã e sua beleza. Ganhamos uma camiseta para ficarmos de recordação do Salto. Achei bom o projeto.
Aluno 1 | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Onde podemos observar paisagens e ambientes naturais na nossa região?
Expedição Investigativa
A conversa com os alunos iniciou-se em sala de aula, na turma do 6º ano. O professor da disciplina de matemática utilizou uma imagem de natureza para explicar um cálculo matemático. Os alunos queriam saber onde era, onde poderiam encontrar uma imagem parecida com aquela. Conversando, chegou-se a conclusão de irmos visitar e conhecer o Bosque Municipal de Tenente Portela. Espaço este com ampla beleza e variada vegetação.
Objetivos
Conhecer e explorar o Parque Estadual do Turvo como objeto de aprendizagem ressaltando a importância deste ecossistema para a vida natural, bem como o benefício econômico e ambiental do Salto do Yucumã para o turismo local.
Comunidade de Aprendizagem
Guia; Atendentes do museu
Articulação com o currículo
Geografia; Arte; Cultura; História; Língua Portuguesa; Espanhol, Ciências, Ensino Religioso; Matemática; Educação Física; Paisagens: Relevo e economia local e regional; Localização geográfica; Ecossistemas; Pintura; Releitura de obras; Expansão territorial; Transporte; Comunicação; Povoamento Produção textual: Descrição, ortografia, Poesia, contos, lendas, mitos. Fatores bióticos e abiótico; Ecossistema terrestre; Ciclo da água; Tipos de solo; Reino Plantae; Relações harmônicas e desarmônicas; Preservação dos recursos naturais Relação do homem com a natureza; Vivência fraterna como transformação das pessoas e da comunidade; Atitudes de respeito; Probabilidade; Geometria: área e perímetro (figuras planas); Porcentagem; Voleibol; Aquecimento.