Conhecendo Ametista do Sul: Preciosidades da natureza
“ No dia 12 de agosto fomos conhecer a cidade de Ametista do Sul. Conhecemos as minas local onde são extraídas as pedras pelos garimpeiros. Também fomos no museu conhecer os diversos tipos de pedras. Adoramos fazer parte deste projeto e conhecer as preciosidades da natureza.
Raiane e Djenifer | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Onde existem atividades mineradoras e exploratórias na região norte do estado?
Expedição Investigativa
Durante as aulas da disciplina de Geografia foi abordado o conteúdo Impactos Ambientais causados pela extração mineral e desta forma surgiram questionamentos sobre a atividade mineradora e exploratória na nossa região. Então, a professora percebeu o interesse e elaborou uma aula expositiva, com uso do Data Show, expondo as furnas existentes no municipio vizinho de Ametista do Sul. Assim, surgiu o projeto cooperativo de aprendizagem “Conhecendo Ametista do Sul: preciosidades da natureza”.
Objetivos
Conhecer e apreciar belezas naturais com riquezas expostas, percebendo a atuação do homem na exploração de pedras preciosas, bem como as mudanças ambientais, sociais e econômicas.
Comunidade de Aprendizagem
Transporte; Guia; Alimentação; Câmera Digital; Ingressos
Articulação com o currículo
Geografia; História; Ensino Religioso; Ciências; Matemática; Língua Portuguesa; Artes; Cultura; Vida; Educação Física; Espanhol; Impactos ambientais; Relevo, aspectos naturais, quadro social e econômico, atividade industrial, transporte Sociedade, cultura e trabalho; Vivência fraterna como transformação de vida das pessoas e da comunidade Animais e plantas da região; Tabelas e gráficos; Porcentagem; Estatística; Probabilidade; Gêneros textuais: Relatório, texto informativo, debate; Maquete; Conhecimento sobre o corpo; Visita de estudos a Ametista do Sul para ver as minas de exploração de pedras, comércio, cooperativa, fábrica de tijolos; A partir da visita, vídeos, textos informativos e imagens os alunos farão comparações; Após o passeio e questionário trabalhar sobre a convivência das pessoas; Observação do local da visita, registro com fotos, classificação taxonômica (principais características das espécies observadas); A partir da visita produzir um relatório.