Fábrica de sorrisos: Ocupação do tempo na infância e na adolescência
“ Aprendemos que é importante se organizar e ser reponsável nas atividades que realizamos com as crianças menores... (dia de lazer para os anos iniciais).
Davi | aluno(a)
“ Meu pai brincava de carrinho de rolimã.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Como é aproveitado o recreio escolar da escola onde estudamos?
Expedição Investigativa
Os alunos do 6º ano foram para o pátio com a câmera fotográfica, observaram um período do recreio escolar e foram registrando. Em sala, numa roda de conversa falaram sobre as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos neste tempo “livre”, verificando quais as formas de ocupação e envolvimento entre os educandos. As atividades e brincadeiras identificadas foram: brinquedos, brincadeiras, jogos com bola, tênis de quadra, espiribol, conversas.
Objetivos
Desenvolver diversas ações para enfatizar a importância do brincar, resgatando a ludicidade através de pesquisas, da utilização de recursos como brinquedos, brincadeiras, jogos e as diversas maneiras de convívios, além de despertar um olhar criativo para ocupação do tempo ocioso na infância e adolescência.
Comunidade de Aprendizagem
Pessoas da comunidade
Articulação com o currículo
História; Geografia; Língua Portuguesa; Ensino Religioso Ed. Física; Arte Cultura e Vida; Ciências; Espanhol; Colonização do Brasil; Contribuição dos negros, portugueses, indígenas em relação aos jogos e brincadeiras; Paródia; Cantigas; Teatro; Valores (desapego); Artes plásticas; Pintura; Noções de estatísticas: Gráficos e tabelas; Geometria; Perímetro e área; Frações e porcentagem; Preservação dos recursos naturais: poluição; Tradução; vocabulário; Produção textual; Pesquisas na internet; Aulas expositivas; Montar um painel do pátio da escola com fotos do antes e o hoje; Relato de um pai; Pesquisa com os pais; Apresentação de um teatro retratando relacionamento; Produção textual; Confecção de cartaz sobre regras de convivência para o espaço lúdico; Campanha de doação de brinquedos; Roda de conversa com professores e funcionários; Desenvolver alguns jogos que foram pesquisados com os pais; Desafiar os alunos a organizar jogos e brincadeiras e aplicar com os alunos do currículo.