Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Fábrica de sorrisos: Ocupação do tempo na infância e na adolescência Aprendemos que é importante se organizar e ser reponsável nas atividades que realizamos com as crianças menores... (dia de lazer para os anos iniciais).
Davi | aluno(a)
Meu pai brincava de carrinho de rolimã.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Como é aproveitado o recreio escolar da escola onde estudamos?

Expedição Investigativa

Os alunos do 6º ano foram para o pátio com a câmera fotográfica, observaram um período do recreio escolar e foram registrando. Em sala, numa roda de conversa falaram sobre as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos neste tempo “livre”, verificando quais as formas de ocupação e envolvimento entre os educandos. As atividades e brincadeiras identificadas foram: brinquedos, brincadeiras, jogos com bola, tênis de quadra, espiribol, conversas.

Objetivos

Desenvolver diversas ações para enfatizar a importância do brincar, resgatando a ludicidade através de pesquisas, da utilização de recursos como brinquedos, brincadeiras, jogos e as diversas maneiras de convívios, além de despertar um olhar criativo para ocupação do tempo ocioso na infância e adolescência.

Comunidade de Aprendizagem

Pessoas da comunidade

Articulação com o currículo

História; Geografia; Língua Portuguesa; Ensino Religioso Ed. Física; Arte Cultura e Vida; Ciências; Espanhol; Colonização do Brasil; Contribuição dos negros, portugueses, indígenas em relação aos jogos e brincadeiras; Paródia; Cantigas; Teatro; Valores (desapego); Artes plásticas; Pintura; Noções de estatísticas: Gráficos e tabelas; Geometria; Perímetro e área; Frações e porcentagem; Preservação dos recursos naturais: poluição; Tradução; vocabulário; Produção textual; Pesquisas na internet; Aulas expositivas; Montar um painel do pátio da escola com fotos do antes e o hoje; Relato de um pai; Pesquisa com os pais; Apresentação de um teatro retratando relacionamento; Produção textual; Confecção de cartaz sobre regras de convivência para o espaço lúdico; Campanha de doação de brinquedos; Roda de conversa com professores e funcionários; Desenvolver alguns jogos que foram pesquisados com os pais; Desafiar os alunos a organizar jogos e brincadeiras e aplicar com os alunos do currículo.


Ficha Técnica
Escola
E. M. E. F. Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
6º ano

Número de alunos
11

Educadores
Carine Moresco Vasconcellos, Rosangela Poerch, Elisangela Pinno, Leticia Pandolfo, Beloni Zerbielli, Vanderleia Caron

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Percebemos que os alunos tem se envolvido nas atividades referentes ao projeto e que as mesmas vem refletindo na melhora do comportamento e participação da turma nas aulas. Os alunos demonstram-se motivados e interessados em realizar novas ações tanto para sua turma quanto para as demais. O comportamento da turma melhorou, estando mais concentrados e participativos.
Professor | Professor(a)