O CORPO HUMANO
“ Eu gostei do projeto corpo humano porque fomos ao laboratório ver muitas coisas do nosso corpo que a gente não conhecia. Também foi bom porque fomos ao posto de saúde se pesar e se medir. Eu gostei de desenhar o nosso corpo em papel, e recortar e colar o que temos dentro dele. Fizemos também trabalho com tinta guache. A profª falou sobre os alimentos que são saudáveis e os que não são.
JOAQUIM RENI RAUTA BAGATINI | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Você conhece o seu corpo? Sabe o nome de cada parte e para que serve cada uma?
Expedição Investigativa
A expedição foi feita no laboratório da escola, onde foram explorados o esqueleto e o corpo humano em gesso. Também foi observado um outro aparelho sobre o corpo humano, com o nome de “ o corpo humano visto de perto”. Nele aparece o corpo humano em gesso com todas as partes e as devidas explicações. Também foi observado num aparelho com lâminas e movido a eletricidade, a circulação com o sangue arterial e venoso.
Objetivos
Permitir que a criança compreenda o seu corpo como um organismo integrado e que possui diferentes funções e que interage com o meio físico e cultural, além de despertar a consciência de sua contribuição para a promoção de uma vida melhor, de forma atraente, lúdica e educativa.
Comunidade de Aprendizagem
alunos e comunidade escolar
Articulação com o currículo
Contorno do corpo, colando os órgãos internos e externos; O que fazer para cuidar do corpo?; O que prejudica o corpo?; Observar-se no espelho e desenhar-se; Conhecimento a obra de Tarsilla do Amaral: ‘’Auto-Retrato e Vendedor de Frutas’’, recriando-a; Nomeação das partes do corpo; Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes do corpo); Número de partes do corpo (par e ímpar); Esquerda e direita; Peso e altura dos alunos; Alimentação adequada; Contorno do pé e medi-lo; Medida com palmos e passos; Recorte de diferentes pessoas para confecção de mural;Formação de frases, acrósticos; Montagem uma pessoa com formas geométricas; O que é ter responsabilidade; Hábitos de higiene; Jogos recreativos; Confecção de gráficos; Pintura das mãos e pés com tinta guache e transferi para o papel pardo; Montagem de painel com pessoas do sexo masculino e feminino; Auto retrato; Estações do ano.