Transformando!
                                                                	“ É bom pensar em coisas novas para embelezar a nossa escola e casa sem precisar gastar, valorizando o que a gente tem em casa.                                    
                                     Aluno 1 | aluno(a) 
                                                                	“ É bom pensar em coisas novas para embelezar a nossa escola e casa sem precisar gastar, valorizando o que a gente tem em casa.                                    
                                     Pai 1 | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vocês viram nos diferentes ambientes visitados?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Os alunos foram reunidos na sala de informática para uma roda de conversa sobre diferentes ambientes ornamentados: casas, praças, ambientes públicos. Os alunos mostraram muito interesse e iniciaram uma pesquisa na internet observando ambientes possíveis de serem adaptados na escola. Daí surgiu o tema do projeto: “Transformando!’. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Oportunizar vivências práticas de reaproveitamento de materiais recicláveis e aprender como utilizá-los para embelezar diferentes ambientes. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 CIGRES; Recanto Floricultura; Floricultura da Vera; Paiol Floricultura; Nair Schussler; Pessoas das Famílias que participam da pesquisa. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Artes; Língua Portuguesa; Geografia; Ensino Religioso; Ciências; Geografia; Português; Matemática; Desenho e pintura; Produção textual: poema; Espaço geográfico; Valores; Produção textual; Substâncias químicas; Clima e Vegetação; Produção textual; Leitura de imagem; Produção artística; Dados e tabela; Valorização e preservação da natureza; Dados e tabelas; Relatório; Substâncias e suas fórmulas; Representação gráfica; Valorização e preservação da natureza; Leitura de imagem; Produção textual; Porcentagem; Família; Construção de gráficos; Reflexão sobre respeito: será que estamos respeitando as pessoas que trabalham com o processo de reciclagem do lixo? Como podemos melhorar?; Produção textual sobre o passeio ao CIGRES, enfatizando como é o trabalho dos classificadores de lixo e qual a sua importância para a nossa vida; Durante o passeio, questionar sobre a presença de elementos químicos, quais estão presentes? Nos aterros existe a produção de gases? Quais?.