Família: a minha, a tua; cada um com a sua.
“ Eu aprendi que as famílias não precisam ser iguais. Aa minha não é igual a do meu amigo. Ela é pequena, mas tem famílias grandes. Se todas fossem iguais seria chato.
Vinícius Trentin | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Quem faz parte da minha família?
Expedição Investigativa
Cada aluno desenhou os membros que fazem parte da sua família respondendo à pergunta exploratória.
Objetivos
Proporcionar ao educando a possibilidade de conhecer melhor a sua família, as relações entre os membros da mesma, a constituição dos diferentes núcleos familiares na sociedade atual e a importância da mesma na vida de cada pessoa de forma lúdica e interdisciplinar
Comunidade de Aprendizagem
alunos, pais, professores
Articulação com o currículo
Realizar pesquisa com pais que possibilite a construção da árvore genealógica; Confeccionar painel com fotos e livro das Famílias da turma; Conhecer a certidão de nascimento; Conhecer a história Famílias do Mundinho e confeccionar cartazes com diferentes tipos de famílias; Assistir o filme Um amor de família e criar um painel com desenhos; Propiciar espaço para a hora do conto, da novidade e a roda da conversa; Retirar e ler livros em família; Realizar diferentes atividades matemáticas envolvendo situações-problema e resolver com a ajuda da família; Cantar e trabalhar a letra da música A casa de Vinícius de Morais; Conhecer a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral e realizar a releitura de sua obra de arte A família; Dialogar sobre as famílias de antigamente e de hoje, famílias indígenas e de escravos; Realizar atividades de recorte, colagem, pintura e desenho.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
como foi a escolha do tema, das atividades que seriam desenvolvidas, etc.