Família: a minha, a tua; cada um com a sua.
                                                                	“ Eu aprendi que as famílias não precisam ser iguais. Aa minha não é igual a do meu amigo. Ela é pequena, mas tem famílias grandes. Se todas fossem iguais seria chato.                                    
                                     Vinícius Trentin | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Quem faz parte da minha família?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Cada aluno desenhou os membros que fazem parte da sua família respondendo à pergunta exploratória. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Proporcionar ao educando a possibilidade de conhecer melhor a sua família, as relações entre os membros da mesma, a constituição dos diferentes núcleos familiares na sociedade atual e a importância da mesma na vida de cada pessoa de forma lúdica e interdisciplinar 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 alunos, pais, professores 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Realizar pesquisa com pais que possibilite a construção da árvore genealógica; Confeccionar painel com fotos e livro das Famílias da turma; Conhecer a certidão de nascimento; Conhecer a história Famílias do Mundinho e confeccionar cartazes com diferentes tipos de famílias; Assistir o filme Um  amor de família e criar um painel com desenhos; Propiciar espaço para a hora do conto, da novidade e a roda da conversa; Retirar e ler livros em família; Realizar  diferentes atividades matemáticas envolvendo situações-problema e resolver com a ajuda da família; Cantar e trabalhar a letra da  música A casa  de Vinícius de Morais; Conhecer  a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral e realizar a releitura de sua obra de arte A família; Dialogar sobre as famílias de antigamente e de hoje, famílias indígenas e de escravos; Realizar atividades de recorte, colagem, pintura e desenho. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 como foi a escolha do tema, das atividades que seriam desenvolvidas, etc.