Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Família: a minha, a tua; cada um com a sua. Eu aprendi que as famílias não precisam ser iguais. Aa minha não é igual a do meu amigo. Ela é pequena, mas tem famílias grandes. Se todas fossem iguais seria chato.
Vinícius Trentin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quem faz parte da minha família?

Expedição Investigativa

Cada aluno desenhou os membros que fazem parte da sua família respondendo à pergunta exploratória.

Objetivos

Proporcionar ao educando a possibilidade de conhecer melhor a sua família, as relações entre os membros da mesma, a constituição dos diferentes núcleos familiares na sociedade atual e a importância da mesma na vida de cada pessoa de forma lúdica e interdisciplinar

Comunidade de Aprendizagem

alunos, pais, professores

Articulação com o currículo

Realizar pesquisa com pais que possibilite a construção da árvore genealógica; Confeccionar painel com fotos e livro das Famílias da turma; Conhecer a certidão de nascimento; Conhecer a história Famílias do Mundinho e confeccionar cartazes com diferentes tipos de famílias; Assistir o filme Um amor de família e criar um painel com desenhos; Propiciar espaço para a hora do conto, da novidade e a roda da conversa; Retirar e ler livros em família; Realizar diferentes atividades matemáticas envolvendo situações-problema e resolver com a ajuda da família; Cantar e trabalhar a letra da música A casa de Vinícius de Morais; Conhecer a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral e realizar a releitura de sua obra de arte A família; Dialogar sobre as famílias de antigamente e de hoje, famílias indígenas e de escravos; Realizar atividades de recorte, colagem, pintura e desenho.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

como foi a escolha do tema, das atividades que seriam desenvolvidas, etc.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
2º Ano

Número de alunos
12

Educadores
Noeli Fátima Terribile Pan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
..

Acredito que trabalhar em forma de projetos, faz a diferença. As atividades interdisciplinares complementam-se entre si, formando uma rede de conhecimentos. Isto garante maior interação entre os alunos, entre o grupo e a professora. Os alunos entram em sintonia com o conhecimento e a aprendizagem acontece naturalmente
Noeli Fátima Terribile Pan | Professor(a)