Medicina Alternativa: Ervas Medicinais
Pergunta Exploratória
Quais os benefícios e malefícios das ervas medicinais em nosso organismo?
Expedição Investigativa
1º. Conversamos entre a equipe pedagógica para ver como iríamos realizar a expedição apreciativa. 2°. Processo de conversa com alunos de 6º a 9º anos, para dialogar sobre o projeto. 3º. Os registros foram feitos de forma oral, onde a turma levantou o interesse sobre o que iríamos desenvolver no decorrer do ano. 4°. Reunião para decidir.
Objetivos
Oportunizar vivências de atividades práticas que orientem o uso de plantas medicinais como medicina alternativa, conscientizando sobre os benefícios para o bem-estar do ser humano.
Comunidade de Aprendizagem
Indígena mãe de aluna, Emater e Pais de alunos;
Articulação com o currículo
Geografia; Artes; História; Matemática; Ciências; Ensino Religioso; Português; Tipos de solo; Relevo; Calendário; Clima; Plantio; Vegetação; Teatro; Confecção; Pintura; Origem das ervas medicinais; Quantidades e proporções; Números racionais; Porcentagem; Medidas; Regras de três; Sistema digestório: Chás e a digestão; chás e o funcionamento do metabolismo; Sistema Respiratório: Chás que auxiliam nas doenças respiratórias; Sistema excretor: Chás usados em infecções urinárias; Sistema nervoso: A contribuição dos chás neste sistema; Valores: Respeito; Relacionamento em grupo; Crenças e rituais da cultura indígena e africana; Leitura; Produção textual; Classes morfológicas das palavras; Poesia ; Paródia; Visita de uma indígena na escola com palestra e amostra de ervas medicinais nativas; Palestra ou relatos feitos por ela; Utilização da multimídia, internet e livros para pesquisa; Leitura de textos informativos.