Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Podemos transformar lixo orgânico em dinheiro? É muito importante este nosso projeto para termo humo e assim poder colocar nas mandalas e também nos outros canteiros
Aluno 1 | aluno(a)
Percebemos que nossos filhos estão desenvolvendo ações na escola que influenciam e valorizam o nosso trabalho na agricultura.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Lixo pode ser transformado em dinheiro?

Expedição Investigativa

Durante uma visita até a horta da escola, os alunos do 7º ano comentaram e perceberam a importância da adubação do solo, pois viram que os restos orgânicos já estavam sendo colocados na compostagem. Mostraram a curiosidade em saber como funciona todo o processo de decomposição até a adubação. Foi nesse sentido que surgiu o título do projeto “Podemos transformar o lixo em dinheiro?”.

Objetivos

Através do projeto tornar as aulas mais significativas para que os alunos aprendam vivenciando, pois assim haverá a compreensão dos conteúdos, a motivação para a prática de leituras, pesquisas, reflexões e formação de opiniões. Tornando as aulas prazerosas, mais significativas e com um olhar científico para os conteúdos trabalhados.

Comunidade de Aprendizagem

Técnico da EMATER e Profissionais que trabalham no CIGRES

Articulação com o currículo

Português; Ciências; Matemática; Artes; Geografia; Ensino Religioso; História; Educação Física; Espanhol; Textos; Interpretações; Geometria; Medidas; Perímetro e área; Ilustrações; Maquetes; Números inteiros; Gráficos; Solo; Aspectos econômicos; Relatórios; Maquetes; Porcentagem; Regra de três; Vocabulário; Gêneros textuais: Poesia e paródia; Cultura Regional; Tradução de textos; Classificação do lixo; Aspectos ambientais, rentáveis e ecológicos; Relatório; Oralidade; Montagem; Números inteiros; Gráficos; Solo; Aspectos econômicos; Relatórios; Porcentagem; Regra de três; Cultura Regional Aspectos ambientais, rentáveis e ecológicos; Relatório; Números inteiros; Gráficos; Solo; Aspectos econômicos; Relatórios; Maquetes; Porcentagem; Regra de três; Vocabulário; Cultura Regional; Tradução de textos; Classificação do lixo; Aspectos ambientais, rentáveis e ecológicos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer de Borba

Turma
7º ano

Número de alunos
7

Educadores
Ana Paula Martens e José Leandro Matte

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Tornarmos as aulas mais significativas, observando a vivência de cada aluno e seu interesse pelas atividades desenvolvidas.
Professor 1 | Professor(a)