Zona rural e urbana: valorizando os diferentes saberes
“ Foi muito legal os passeios que fizemos, conhecemos animais, andamos a cavalo, fui no interior conhecer outra escola, brincamos na pracinha e andamos de carreto.
Pai | aluno(a)
“ Nós achamos muito bom para as crianças aprenderem sobre a vida na zona rural e eles conhecerem os animais de perto também. A Claudia ficou muito feliz de ver os animais de perto e eles saem um pouco da rotina da sala de aula. Muito bom mesmo, que possam ir novamente lá se divertir e aprender ao mesmo tempo. Que venham outros passeios por aí, muito importante para o aprendizado deles.
Ricardo dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Como é a rotina neste ambiente?
Expedição Investigativa
Como é a rotina neste ambiente?
Objetivos
Ocorreu uma expedição investigativa onde foi realizada visitação a uma propriedade rural (Chácara do Sr. Milton Sganderla) e em diversos pontos no centro da cidade. Foi um momento de grande importância para os alunos pois os mesmos puderam tirar dúvidas, exploraram o ambiente de diferentes maneiras e (re)significaram conceitos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa; Ensino Religioso; Língua Portuguesa; Geografia; Ciências; Artes; Continuidade do processo de alfabetização e socialização; Sinais de vida presente em toda parte; Aprimoramento da leitura e escrita; Zona Rural e Urbana; Recursos Naturais; Artes Visuais; Lixo; Escrita; Leitura; Escrita; Aprimoramento da leitura e escrita; Caracterizar a comunidade nos seguintes aspectos: Origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação; Produção de textos e cartazes; Filmes; Vídeos; Passeio à escola Marcílio Dias – Alto Alegre; Comparação da agricultura antiga e atual; Texto informativo; Mutirão de limpeza; Construção de folder; Confecção de livrinhos; Pesquisa; Passeio.