Leitura, uma caixa mágica de surpresas e descobertas
“ Nós adoramos ouvir, produzir pequenos textos e confeccionar os livrinhos de histórias.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Excelente trabalho realizado, sempre incentivo e vou continuar incentivando minha filha para que sempre se empenhe o máximo possível nos projetos da escola, e a você professora meus parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo com os alunos. A leitura é fundamental para as crianças, espero que minha filha se empenhe ao máximo para tirar bom proveito de todos os livros lidos e os que eles confeccionaram.
Sandra do Rosário | responsável
Pergunta Exploratória
Vocês gostam de ler e ouvir histórias? O que podemos descobrir através das histórias?
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi realizada através da visita a Biblioteca Pública Municipal, onde exploramos o ambiente observando os diferentes tipos de livros, bem como, realizamos o manuseio e leitura de livros de literatura infantil. Neste momento observei o entusiasmo dos alunos em descobrir o que as histórias tem a nos ensinar.
Objetivos
Desenvolver um trabalho gradual e contínuo, que estimule e incentive o educando a criar o hábito e o gosto pela leitura, utilizando atividades ricas e diversificadas através da contação das histórias.
Comunidade de Aprendizagem
Escola; Família; Alunos; Professores; Dentista; Nutricionista.
Articulação com o currículo
Português; Estudos sociais; Artes; Ensino Religioso; Ciências; Leitura; Ilustração da história; Relação família e escola; Coordenação motora fina; Dramatização; Oralidade; Leitura e escrita; Coordenação motora fina; Artes Plásticas; Autor: Monteiro Lobato; Gêneros textuais: Poemas, poesia, fábulas e literatura infantil; Valores; Saúde Bucal; Higiene; Escrita e leitura; Coordenação motora fina; Artes plásticas (desenho); Alimentação saudável, suas origens e benefícios a saúde; Dramatização; Formas e tamanhos; Partes da planta; Preservação; Sacola da leitura; Livro de história; Caderno de registro; Caixa de lápis de cor; Teatro de fantoches; Confecção de fantoches; Apresentação do teatro de fantoches após o Momento Cívico aos alunos; Confecção do livro Sítio do Pica Pau Amarelo; Escrita da história e ilustração; Conhecendo o autor; Árvore da leitura; Galho seco de árvore (pendurar as histórias, poemas, etc); Palestra com a Dentista; Escovação.