Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Leitura, uma caixa mágica de surpresas e descobertas Nós adoramos ouvir, produzir pequenos textos e confeccionar os livrinhos de histórias.
Aluno 1 | aluno(a)
Excelente trabalho realizado, sempre incentivo e vou continuar incentivando minha filha para que sempre se empenhe o máximo possível nos projetos da escola, e a você professora meus parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo com os alunos. A leitura é fundamental para as crianças, espero que minha filha se empenhe ao máximo para tirar bom proveito de todos os livros lidos e os que eles confeccionaram.
Sandra do Rosário | responsável
Pergunta Exploratória

Vocês gostam de ler e ouvir histórias? O que podemos descobrir através das histórias?

Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi realizada através da visita a Biblioteca Pública Municipal, onde exploramos o ambiente observando os diferentes tipos de livros, bem como, realizamos o manuseio e leitura de livros de literatura infantil. Neste momento observei o entusiasmo dos alunos em descobrir o que as histórias tem a nos ensinar.

Objetivos

Desenvolver um trabalho gradual e contínuo, que estimule e incentive o educando a criar o hábito e o gosto pela leitura, utilizando atividades ricas e diversificadas através da contação das histórias.

Comunidade de Aprendizagem

Escola; Família; Alunos; Professores; Dentista; Nutricionista.

Articulação com o currículo

Português; Estudos sociais; Artes; Ensino Religioso; Ciências; Leitura; Ilustração da história; Relação família e escola; Coordenação motora fina; Dramatização; Oralidade; Leitura e escrita; Coordenação motora fina; Artes Plásticas; Autor: Monteiro Lobato; Gêneros textuais: Poemas, poesia, fábulas e literatura infantil; Valores; Saúde Bucal; Higiene; Escrita e leitura; Coordenação motora fina; Artes plásticas (desenho); Alimentação saudável, suas origens e benefícios a saúde; Dramatização; Formas e tamanhos; Partes da planta; Preservação; Sacola da leitura; Livro de história; Caderno de registro; Caixa de lápis de cor; Teatro de fantoches; Confecção de fantoches; Apresentação do teatro de fantoches após o Momento Cívico aos alunos; Confecção do livro Sítio do Pica Pau Amarelo; Escrita da história e ilustração; Conhecendo o autor; Árvore da leitura; Galho seco de árvore (pendurar as histórias, poemas, etc); Palestra com a Dentista; Escovação.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Tenente Portela

Diretor
Zene Demari Peyrot

Turma
2° ano

Número de alunos
12

Educadores
Jaiana Carla Garcia.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Como educadora, adorei realizar esse projeto juntamente com meus educandos. Foi um período de muitas descobertas e aprendizagem.
Professor 1 | Professor(a)