Meu lugar no mundo: acolhendo e sendo acolhido
“ Adoramos conhecer o nosso lugar no mundo.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Eu acho muito importante os trabalhos diferenciados que possibilitam o aprimoramento da aprendizagem dos alunos na escola.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Você gosta de morar nesta cidade? Por quê?
Expedição Investigativa
Os alunos juntamente com a professora realizaram um passeio pelo bairro da cidade para observar o lugar onde moram, conversar com alguns moradores e perceber que cada lugar tem a sua importância. No retorno a sala de aula, realizou-se uma rodinha de conversa com posterior registro em forma de desenho sobre a visitação realizada. Nesse momento surgiu alguns questionários como: Por que é longe da cidade? Por que tem teia de aranha na árvore? Por que fomos passear nas ruas do bairro?
Objetivos
Desenvolver a autoestima, reconhecendo-se como importante para o lugar onde vivo e para os outros.
Comunidade de Aprendizagem
Família dos alunos.
Articulação com o currículo
Português; História; Ciências; Artes; Contação de história; Oralidade; Escrita; Letra maiúscula; Letra minúscula; Eu; Texto: Ora bolas; Cuidado com os animais peçonhentos e não peçonhentos; Família; Sequência didática desenvolvida a partir do livro (maça); Trabalho com a foto de cada aluno; Elaboração do livro; Desenho do bairro e escola; Maquete do bairro; Cuidados com os animais (gato, cachorro, rato); Dobraduras e confecção com material reciclável; Caixinha do espaço onde vivo; Pesquisa com pais sobre a história do nome; Dinâmica da caixinha de fósforo; Trabalho desenvolvimento com as palavrinhas mágicas (Por favor, me empresta); Caixa coletiva; Releitura de obras arte (Romero Brito); Tarsila; Sacola literária; Colcha de retalhos para o cantinho da leitura (margarida friorenta).