JORNAL 4 ESTAÇÕES
“ Dentro do jornal existem várias atrações, como o humor, as notícias sobre esporte, passa tempo.Eles produzem o jornal duas vezes por semana (Quarta-Feira e Sábado). Um detalhe é que o jornal nunca sai como o primeiro planejamento, pois ao longo dos dias de produção algo importante pode ocorrer, e então uma matéria de menos relevância terá que ser substituída. Eu adorei conhecer o jornal de Concórdia!
Emanuele Alves | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como acontece a edição de um jornal?
Expedição Investigativa
Realizada no Jornal em Concórdia e Gráfica. Durante a expedição os alunos observaram e viram como se faz a impressão do jornal, ouviram relatos de como se faz a edição de um jornal e como se busca a informação. Sentiram a seriedade do ambiente de trabalho. As perguntas e ideias que surgiram da turma, estão voltadas para o entendimento do passo a passo para elaboração e edição do jornal; custo da manutenção do jornal e equipamentos para manter a gráfica e o jornal.
Objetivos
Envolver a comunidade escolar, veiculando as informações e alguns acontecimentos mais importantes ocorridos; Instigar nos alunos o entendimento dos fatos ocorridos em pauta; Redigir matérias que serão aplicadas no Jornal a partir das informações adquiridas em visitas, pesquisas em campo e bibliográficas, coletas de reportagens, curiosidades; Veicular por toda a comunidade escolar os trabalhos realizados na escola.
Comunidade de Aprendizagem
O JORNAL 4 ESTAÇÕES fez um levantamento individual e coletivo de questões sobre assuntos que desejam conhecer mais, diante dos quais, estudantes e professores evidenciaram a necessidade de dar mais notoriedade as boas iniciativas e conhecimentos já desenvolvidos pelos professores com os estudantes, aos pais, professores, estudantes e comunidade escolar. Desse modo o JORNAL 4 ESTAÇÕES promoveu o reconhecimento, assim como a divulgação das boas ações no ambiente escolar.
Articulação com o currículo
Na disciplina de Ciências, apresentou curiosidades sobre animais e plantas; o Corpo Humano e novidades na área da pesquisa em relação a certas doenças estudadas. Na disciplina de Artes desenvolveu momentos lúdicos, interativos envolvendo piadas e charadas; Jogos teatrais; jogos envolvendo movimento corporal; Análise de letras musicais mpb e desenho pop art. Na disciplina de matemática estudou os Conjuntos numéricos; Resolução de problemas; Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; e Cálculo mental. Na disciplina de Educação Física mostrou resultados dos jogos realizados na escola, e também assuntos da comunidade, entrevistas. Na disciplina de língua portuguesa pesquisou os temas de interesse dos alunos buscando nos livros. Na disciplina de Geografia pesquisou sobre Sustentabilidade & consumismo; importância da conservação de áreas verdes; uso consciente dos recursos hídricos; Fontes de energia renováveis.