Classificação: Cmunicação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

JORNAL 4 ESTAÇÕES Dentro do jornal existem várias atrações, como o humor, as notícias sobre esporte, passa tempo.Eles produzem o jornal duas vezes por semana (Quarta-Feira e Sábado). Um detalhe é que o jornal nunca sai como o primeiro planejamento, pois ao longo dos dias de produção algo importante pode ocorrer, e então uma matéria de menos relevância terá que ser substituída. Eu adorei conhecer o jornal de Concórdia!
Emanuele Alves | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como acontece a edição de um jornal?

Expedição Investigativa

Realizada no Jornal em Concórdia e Gráfica. Durante a expedição os alunos observaram e viram como se faz a impressão do jornal, ouviram relatos de como se faz a edição de um jornal e como se busca a informação. Sentiram a seriedade do ambiente de trabalho. As perguntas e ideias que surgiram da turma, estão voltadas para o entendimento do passo a passo para elaboração e edição do jornal; custo da manutenção do jornal e equipamentos para manter a gráfica e o jornal.

Objetivos

Envolver a comunidade escolar, veiculando as informações e alguns acontecimentos mais importantes ocorridos; Instigar nos alunos o entendimento dos fatos ocorridos em pauta; Redigir matérias que serão aplicadas no Jornal a partir das informações adquiridas em visitas, pesquisas em campo e bibliográficas, coletas de reportagens, curiosidades; Veicular por toda a comunidade escolar os trabalhos realizados na escola.

Comunidade de Aprendizagem

O JORNAL 4 ESTAÇÕES fez um levantamento individual e coletivo de questões sobre assuntos que desejam conhecer mais, diante dos quais, estudantes e professores evidenciaram a necessidade de dar mais notoriedade as boas iniciativas e conhecimentos já desenvolvidos pelos professores com os estudantes, aos pais, professores, estudantes e comunidade escolar. Desse modo o JORNAL 4 ESTAÇÕES promoveu o reconhecimento, assim como a divulgação das boas ações no ambiente escolar.

Articulação com o currículo

Na disciplina de Ciências, apresentou curiosidades sobre animais e plantas; o Corpo Humano e novidades na área da pesquisa em relação a certas doenças estudadas. Na disciplina de Artes desenvolveu momentos lúdicos, interativos envolvendo piadas e charadas; Jogos teatrais; jogos envolvendo movimento corporal; Análise de letras musicais mpb e desenho pop art. Na disciplina de matemática estudou os Conjuntos numéricos; Resolução de problemas; Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; e Cálculo mental. Na disciplina de Educação Física mostrou resultados dos jogos realizados na escola, e também assuntos da comunidade, entrevistas. Na disciplina de língua portuguesa pesquisou os temas de interesse dos alunos buscando nos livros. Na disciplina de Geografia pesquisou sobre Sustentabilidade & consumismo; importância da conservação de áreas verdes; uso consciente dos recursos hídricos; Fontes de energia renováveis.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp

Diretor
Magrid Auler

Turma
6ª I, II, II e IV, 9º II, 8º I, II e III e 7º I, II, III e IV

Número de alunos
204

Educadores
Aline Kelly Borsatti, Cleonice Fatima, Kelly Koch e Marilaine Eggers

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PIRATUBA

Apoiadores
..

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Celso Paulo Costa
Tendo em vista o entendimento de que as informações e iniciativas dos estudantes poderiam ter maior visibilidade e inspirar a comunidade escolar, decidiu-se pela criação do JORNAL 4 ESTAÇÕES, cujo propósito é veicular informações gerais da escola e conhecimentos vinculados às disciplinas estudadas.
Aline Kelly Borsatti | Professor(a)