Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Água: vida ou morte Eu achei muito legal o projeto porque aprendemos muitas coisas novas. Entendi como é importante preservar a água e não jogar lixo nos rios para não prejudicar a nossa saúde e o meio ambiente. Dependemos da água para sobreviver e precisamos nos conscientizar que devemos cuidar do meio ambiente.
Julia Parise | aluno(a)
Eu como mãe me preocupo com a saúde de minha filha, por isso achei muito interessante este projeto para conscientizar nossas crianças sobre os perigos da água contaminada e para eles pensarem no futuro de seus filhos também.
Ione Duarte | responsável
Pergunta Exploratória

Onde será que encontramos água neste local

Expedição Investigativa

Realizada no parque da Igreja Matriz Santa Isabel da Hungria que conta, além do mato, com o Estádio Emílio Assoni, com a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o rio Napoleão.

Objetivos

Identificar as principais doenças veiculadas pela água; Reconhecer quais doenças são adquiridas pela água contaminada e quais vetores que se criam na água parada; Conhecer (identificar) fontes de contaminação da água; Conhecer cuidados e maneiras de evitar essas doenças; Conhecer sintomas e tratamento delas; Elaborar folheto explicativo sobre essas doenças.

Comunidade de Aprendizagem

CDA, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Comunidade escolar e profe. de biologia da escola Magali Salame.

Articulação com o currículo

Linguagem: Ler e interpretar diferentes tipos de textos que falem sobre a água; Rodas de conversa; Recontar histórias e/ou notícias lidas/ouvidas; participar de apresentações; declamar versos; Exercícios de gramática, pontuação e ortografia, Estudo do dicionário, Continuar texto e iniciar texto; produzir textos de diferentes gêneros.
Ciências da natureza: Água doce X água salgada, Abastecimento de água no município; Uso da água no mundo; Ciclo da água; Estados da água (sólido, líquido, gasoso); Características da água potável; Diferença entre água potável e água poluída; Saneamento básico no Brasil e no município; Doenças: Amebíase, Giardíase, Hepatite A, Febre Tifoide, Cólera, Leptospirose.
Matemática: adição, subtração, multiplicação, divisão, prova real, expressões numéricas, resolução de problemas.
Ciências Humanas: a importância da água nas grandes navegações e destas para o mundo e o descobrimento do Brasil; Imigração, Formação dos municípios.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes

Diretor
Neivo Rektenvald

Turma
4º ano

Número de alunos
14

Educadores
Maristela T. Zahner

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Arroios

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES ARROIOS

Apoiadores
..

Assessoria Pedagógica
Faculdade Ideau - Ivonei Grolli
Foi um tema muito bom de trabalhar. O que no início parecia que não ia despertar nenhum interesse mostrou exatamente o contrário.\nApós a observação das amostras de água no microscópio, os alunos passaram a ver a água de outra forma. O que antes parecia uma coisa qualquer se revelou um mundo cheio de vida e perigos, deixando os alunos muito curiosos e preocupados com a poluição/contaminação da água e o perigo que ela representa quando fica parada em locais destampados.
Maristela T. Zahner | Professor(a)