Musicalidade: Cantarolando com o maternal II
“ Com esse projeto percebi que meu filho apresentou um comportamento diferente, demonstrando um interesse pela música, onde passou a cantar mais, e pedindo para que eu comprasse um violão.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Vocês gostam de cantar e dançar?
Expedição Investigativa
Através do uso da bandinha, ouviram e cantaram diferentes músicas, percebeu-se o gosto dos educandos pelos diversos gêneros musicais.
Objetivos
Despertar nos alunos o gosto pela música e pelas cantigas, desenvolvendo atividades em diferentes espaços, favorecendo o aprendizado de maneira lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
Agente Comunitário de Saúde Maurício Becker; Professor Lairton com seus alunos do Programa Mais Educação e Famílias.
Articulação com o currículo
Linguagem artística; Linguagem da natureza; Linguagem oral; Linguagem do movimento; Linguagem da identidade e autonomia; Linguagem artística; Linguagem da matemática; Dança; Motricidade fina; Jogos; Dança; Música; Organização individual e coletiva; Cantigas de roda; Brincadeiras; Jogos variados; Brincadeiras; Jogos variados; Viso motricidade; Direção; Deslocamento; Noção de espaço usando o corpo como medida; Corpo; Habilidades físicas; Motoras e perceptivas; Músicas diversas; Cooperação; Socialização; Datas comemorativas; Silêncio e diferentes sons: duração (curtos e longos) intensidade (fracos e fortes) e timbre (característica que personaliza cada som); Movimentos gestuais; Movimento; Locomoção. Dançar músicas de gêneros diferentes e em diferentes locais; Confeccionar materiais que imitem diferentes sons; Confecção de instrumentos musicais; Desenvolver a dança (cantigas de roda: ovo choco, ciranda cirandinha, história da serpente...) em diferentes espaços (sala, quadra, pracinha).