Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conscientização Orgânica: fonte de vida “Para mim, o projeto está sendo muito importante porque estou aprendendo muito”. É claro que eu já sabia de algumas coisas sobre o lixo orgânico, mas eu nunca tinha ido a fundo para saber dos seus benefícios. E o mais legal é podermos sair, investigar e fotografar tudo que descobrimos."
Beatriz Pavão Ferreira 12 anos | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é feito com o material orgânico deste local

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na própria entidade. As adolescentes fizeram uma visita a cozinha e horta da Fundação Crescer Criança, registrando tudo através de fotos e anotações.

Objetivos

Apresentar aos envolvidos formas de reaproveitamento da matéria orgânica e como isso poder melhorar o meio em que vivemos, através de praticas de sustentabilidade.

Comunidade de Aprendizagem

_ VISITA AO RESTAURANTE : no dia 23/05, as adolescentes visitaram a comunidade de aprendizagem Restaurante e Pesqueiro Micaxu. Onde os integrantes puderam desfrutar de uma bela paisagem e tirar dúvidas sobre o destino dos alimentos do local.
-ENTREVISTA com os funcionários da Entidade para saber se eles se preocupavam com a separação do lixo.
_RODA DE CONVERSA com uma voluntária sobre o funcionamento de uma composteira e o tempo de decomposição da matéria orgânica.

Articulação com o currículo

PROJETO: "CONSCIENTIZAÇÃO ORGÂNICA FONTE DE VIDA"
PORTUGUÊS: Produção de texto, gramática e ortografia.
CIÊNCIAS: Microrganismos, fungos e bactérias.
TEMAS TRANSVERSAIS: Sustentabilidade e Oficinas de Teatro.


Ficha Técnica
Escola
Fundação Crescer Criança

Turma
Adolescentes

Número de alunos
15

Educadores
Patrícia Glória T. Guimarães

Estado
São Paulo

Município
Boituva

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO BOITUVA

Apoiadores
Fundação Crescer Criança

Pude observar que as adolescentes envolvidas passaram a se tornar mais críticas, observadoras e encantadas com o poder da transformação da natureza. A metodologia é inspiradora, pois o aluno passa a ser o protagonista percebendo o quanto ele é capaz."