Meu Pratinho Saudável
“ Este projeto é bem importante, assim, nossos filhos aprendem comer melhor, porque as vezes em casa eles não querem comer e com as professoras eles aprendem.
Doracilda dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Os legumes e as verduras vem lá da horta e da lavoura, que é entregue no mercado, na cooperfamiliar, é vendida na feira e é entregue na escola... Qual verdura ou legume você mais gosta? Represente em forma de desenho?
Expedição Investigativa
Visitou-se a cozinha da Escola. Nesta visita, com a orientação e coordenação das professoras, foi observado e dialogado a respeito dos legumes e verduras, disponíveis. Cada aluno falou um pouco sobre o que sabia e quais conheciam.
Objetivos
Incentivar os alunos e, através deles, os familiares à prática de uma alimentação mais saudável com o uso de legumes e verduras na alimentação diária, buscando colocar à mesa um prato mais atraente e colorido.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras; Pais; Alunos; Familiares; Merendeira; Motorista do transporte; Proprietário da horta que abastece a merenda escolar; Fornecedores.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita; Linguagem da Natureza; Linguagem artística; Linguagem Matemática; Identidade e Autonomia; Família: papai, mamãe, vovó, vovô; Alimentação; Desenhos; Pinturas; Colagens; Modelagens; Rasgaduras; Recortes com diferentes materiais: Giz, tinta, argila, papéis; Quantidades; Contagem oral; Alimentação (tipos, função e origem); Elementos naturais; Importância da natureza para a vida humana e planetária; Apresentação: Eu sou... Quem é você?; Cores: Laranja, rosa, preto, branco; Números: 1 a 6; Adjetivos: Grande, pequeno, gordo, magro; Alimentação; Elementos naturais; Os cinco sentidos: Experiências sensoriais diretas e indiretas; Importância da natureza para a vida humana e planetária; Fenômenos da natureza: Sol, sombra, vento; Valores sociais: Respeito, coletividade, privacidade; O Eu e o Outro (NÓS); Apresentação: Eu sou... Quem é você? Bom dia, Boa tarde, também no turno oposto; Tchau; Elementos naturais (água, terra, fogo, ar);