Evolução tecnológica na agricultura
“ Foi bom, pois eu não conhecia certas máquinas e como eram usadas.
Rafael | aluno(a)
“ Gostei que a escola trabalhou este tema, fazendo visitas nas propriedades rurais para mostrar o nosso interior do município.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que você gostaria de aprender sobre agricultura e sua evolução tecnológica?
Expedição Investigativa
Foi feita uma investigação com os pais para ver qual o tema que eles gostariam que fosse trabalhado em forma de projeto com os filhos deles e também foi feito um debate com os alunos em sala de aula e estes demonstraram com unanimidade o interesse pelo tema Evolução dos maquinários agrícolas. A partir do retorno das questões de sondagem enviada aos pais, foi feito um debate em sala de aula com os alunos e eles demonstraram um interesse unânime em trabalhar com o tema.
Objetivos
Proporcionar momentos de discussão, reflexão e estudo sobre as consequências da revolução industrial para a sociedade, nos diferentes contextos: social, cultural e econômico.
Comunidade de Aprendizagem
Agricultores e comunidade em geral; Agrônomo; Funcionário da Secretaria Municipal da Agricultura; Empresas do município Famílias; Comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Artes Cultura e Vida; Geografia; Educação Física; Ciências; Matemática; Ensino Religioso; Língua Portuguesa; História; Maquetes (modelagem de argila, massa de modelar); Industrialização brasileira; A agricultura nas diferentes regiões do Brasil; A educação física e a saúde; Comparação dos produtos usados: como e o que mudou; animais invertebrados; Gráficos e tabelas; Porcentagem; Unidade de medidas e números cardinais; Valores; Respeito e incentivo à profissão; Produção textual, entrevistas, leitura e interpretação; Visitas a Propriedades agrícolas de baixa e alta tecnologia; Construção de maquetes entre pequena e grande propriedade para a família; Vídeos, visitas as propriedades agrícolas, construção de maquetes e textos; Entrevistas, relatórios, fotos, construir gráficos, cartaz com imagens e desenhos pesquisa escrita; Filmes; Palestra sobre o uso dos agrotóxicos; Passeio às agroindústrias do município no interior; Relatório sobre a visita.