Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Evolução tecnológica na agricultura Foi bom, pois eu não conhecia certas máquinas e como eram usadas.
Rafael | aluno(a)
Gostei que a escola trabalhou este tema, fazendo visitas nas propriedades rurais para mostrar o nosso interior do município.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

O que você gostaria de aprender sobre agricultura e sua evolução tecnológica?

Expedição Investigativa

Foi feita uma investigação com os pais para ver qual o tema que eles gostariam que fosse trabalhado em forma de projeto com os filhos deles e também foi feito um debate com os alunos em sala de aula e estes demonstraram com unanimidade o interesse pelo tema Evolução dos maquinários agrícolas. A partir do retorno das questões de sondagem enviada aos pais, foi feito um debate em sala de aula com os alunos e eles demonstraram um interesse unânime em trabalhar com o tema.

Objetivos

Proporcionar momentos de discussão, reflexão e estudo sobre as consequências da revolução industrial para a sociedade, nos diferentes contextos: social, cultural e econômico.

Comunidade de Aprendizagem

Agricultores e comunidade em geral; Agrônomo; Funcionário da Secretaria Municipal da Agricultura; Empresas do município Famílias; Comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Artes Cultura e Vida; Geografia; Educação Física; Ciências; Matemática; Ensino Religioso; Língua Portuguesa; História; Maquetes (modelagem de argila, massa de modelar); Industrialização brasileira; A agricultura nas diferentes regiões do Brasil; A educação física e a saúde; Comparação dos produtos usados: como e o que mudou; animais invertebrados; Gráficos e tabelas; Porcentagem; Unidade de medidas e números cardinais; Valores; Respeito e incentivo à profissão; Produção textual, entrevistas, leitura e interpretação; Visitas a Propriedades agrícolas de baixa e alta tecnologia; Construção de maquetes entre pequena e grande propriedade para a família; Vídeos, visitas as propriedades agrícolas, construção de maquetes e textos; Entrevistas, relatórios, fotos, construir gráficos, cartaz com imagens e desenhos pesquisa escrita; Filmes; Palestra sobre o uso dos agrotóxicos; Passeio às agroindústrias do município no interior; Relatório sobre a visita.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Diretor
Tiago Wollmann

Turma
7º ano

Número de alunos
42

Educadores
Elisangela, Fabiana, Roseli, Aline, Izete, Carine, Cesar, Cleusa, Alencar, Sandra, Simone e Luzinete

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
No desenvolvimento do projeto durante as atividades propostas em sala, observou-se a motivação dos alunos em participar da confecção das miniaturas, dos tipos de maquinários de antes e de agora. Foi excelente a participação.
Izete | Professor(a)