As Drogas
“ Conheço uma pessoa ex-dependente que já fez mais que um tratamento e retornou a utilizar novamente. O que é mais triste é ver a família, a esposa, filho, irmãos que sofrem com os desatinos deste para conseguir o dinheiro para comprar a droga. Chegou a vender as fraldas descartáveis do filho para obter a droga. A mulher desistiu dele, abandonou. Este novamente está em tratamento.
Denise | aluno(a)
“ Esse trabalho desenvolvido pelos alunos da escola neste assunto nos auxilia nas informações, observações, relatando e fortalecendo o convívio familiar, pois, nossos filhos terão que ter habilidades em conviver na sociedade com as drogas, no ambiente que frequentam.
Auri | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as drogas ilícitas e lícitas?
Expedição Investigativa
Visitamos a Fazenda da Esperança no Município do Braga, que atende pessoas que querem deixar de fazer o uso da droga lícita como álcool, cigarro e de drogas ilícitas como crack, maconha, cocaína. Conheceram a casa, os espaços físicos desta, as atividades que os internos realizam. Perguntaram como foi que entraram para o consumo da droga? Um interno fez relato de como era sua vida antes, durante e a recuperação.
Objetivos
Proporcionar momentos de discussão, reflexão e estudos sobre a influência das drogas na vida do ser humano, levando-os a refletir sobre a consequências das mesmas na saúde do usuário e da família, bem como, perceber a importância do diálogo no convívio familiar para não uso das mesmas.
Comunidade de Aprendizagem
Soldado Janine; Professores, coordenadores e colaboradores da fazenda esperança;Comunidade escolar; Fazenda da esperança; Funcionários da Psiquiatria HSA; Atletas de Fisiculturismo; Pessoas que frequentam academia.
Articulação com o currículo
Ciências; Química; Matemática; Ensino Religioso; História; Geografia; Língua Portuguesa; Ed. Física; Diferentes tipos de drogas lícitas e ilícitas; Estatística; Tabelas e gráficos; Porcentagem; Cálculos; Valores; Família; Sociedade e escola; Globalização: Sistema capitalista; Revolução Industrial; Produção e leitura de textos diversos: Crônicas; Artigos de opiniões; Notícias; Educação Física e Saúde; Palestra; Filme “Cristiane F”; Vídeos e textos informativos: Tudo sobre drogas; Pesquisas na internet sobre as diferentes drogas, (conversas e vídeos); Resolução de problemas; Textos; Pesquisas; Vídeos; Visita na fazenda Esperança-Braga; Vídeos; Textos informativos, Pesquisas serão explorados conteúdos sobre o Sistema Capitalista e a Revolução Industrial; A partir do Filme “Cristiane F”, a Palestra e dos depoimentos na Fazenda Esperança; Pesquisas e leituras os alunos farão produções textuais de diferentes gêneros: Crônicas, artigos de opinião e notícia.