Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As Drogas Conheço uma pessoa ex-dependente que já fez mais que um tratamento e retornou a utilizar novamente. O que é mais triste é ver a família, a esposa, filho, irmãos que sofrem com os desatinos deste para conseguir o dinheiro para comprar a droga. Chegou a vender as fraldas descartáveis do filho para obter a droga. A mulher desistiu dele, abandonou. Este novamente está em tratamento.
Denise | aluno(a)
Esse trabalho desenvolvido pelos alunos da escola neste assunto nos auxilia nas informações, observações, relatando e fortalecendo o convívio familiar, pois, nossos filhos terão que ter habilidades em conviver na sociedade com as drogas, no ambiente que frequentam.
Auri | responsável
Pergunta Exploratória

Quais são as drogas ilícitas e lícitas?

Expedição Investigativa

Visitamos a Fazenda da Esperança no Município do Braga, que atende pessoas que querem deixar de fazer o uso da droga lícita como álcool, cigarro e de drogas ilícitas como crack, maconha, cocaína. Conheceram a casa, os espaços físicos desta, as atividades que os internos realizam. Perguntaram como foi que entraram para o consumo da droga? Um interno fez relato de como era sua vida antes, durante e a recuperação.

Objetivos

Proporcionar momentos de discussão, reflexão e estudos sobre a influência das drogas na vida do ser humano, levando-os a refletir sobre a consequências das mesmas na saúde do usuário e da família, bem como, perceber a importância do diálogo no convívio familiar para não uso das mesmas.

Comunidade de Aprendizagem

Soldado Janine; Professores, coordenadores e colaboradores da fazenda esperança;Comunidade escolar; Fazenda da esperança; Funcionários da Psiquiatria HSA; Atletas de Fisiculturismo; Pessoas que frequentam academia.

Articulação com o currículo

Ciências; Química; Matemática; Ensino Religioso; História; Geografia; Língua Portuguesa; Ed. Física; Diferentes tipos de drogas lícitas e ilícitas; Estatística; Tabelas e gráficos; Porcentagem; Cálculos; Valores; Família; Sociedade e escola; Globalização: Sistema capitalista; Revolução Industrial; Produção e leitura de textos diversos: Crônicas; Artigos de opiniões; Notícias; Educação Física e Saúde; Palestra; Filme “Cristiane F”; Vídeos e textos informativos: Tudo sobre drogas; Pesquisas na internet sobre as diferentes drogas, (conversas e vídeos); Resolução de problemas; Textos; Pesquisas; Vídeos; Visita na fazenda Esperança-Braga; Vídeos; Textos informativos, Pesquisas serão explorados conteúdos sobre o Sistema Capitalista e a Revolução Industrial; A partir do Filme “Cristiane F”, a Palestra e dos depoimentos na Fazenda Esperança; Pesquisas e leituras os alunos farão produções textuais de diferentes gêneros: Crônicas, artigos de opinião e notícia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Diretor
Tiago Wollmann

Turma
9º ano

Número de alunos
30

Educadores
Alencar, Aline, Cesar, Elisângela, Fabiana, Fabiani, Izete, Lidiane, Lusinete, Roseli e Simone

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Queremos com esse projeto orientar os alunos para o perigo em preferir o lado escuro das drogas, especificamente álcool, cigarro e outras que estão perto de nossas famílias, escolas, na vida social destes. Em ter conhecimento sobre os efeitos de cada uma na saúde da pessoa, no prejuízo da família economicamente e valores morais, no respeito na sociedade e trabalho. Também fortalecer o carácter de nossos alunos com os diálogos sobre o tema.
Izete | Professor(a)