Um por todos... E todos por um planeta!
                                                                	“ “Esse projeto surgiu de uma dúvida, foi bem interessante desenvolver as atividades, mas deu muito trabalho.”                                    
                                     Aluno 1 | aluno(a) 
                                                                	“ “Ano passado minha filha tinha a mesma professora, que realizou um trabalho bem diversificado através de projetos. Esse ano as crianças já sabem como se dará.                                    
                                     Mãe 1 | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que fazer para diminuir os resíduos no ambiente em que vivemos e torná-los sustentável?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Nossa expedição iniciou-se com uma palestra com o Engenheiro Ambiental do Cigres Fernando Balestrim. Durante a palestra vários questionamentos surgiram a cerca do destino dos nossos resíduos sólidos. -Qual a denominação de lixo? -Como se faz a separação-seleção de lixo?-Quantos quilos/dia a população portelense produz? -Nossa população é educada para fazer a separação de lixo? -Lixo gera renda? -Qual investimento da administração na coleta de lixo? 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Padre Daniel Broglio, PUFV, apoiadores, CIGRES e CORSAN. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Geografia; Português; Artes; Interdisciplinar; Ciências; Matemática; História; Biomas do nosso estado; Educação ambiental (LIXO); Solo: Conservação do solo, contaminação; Poluição do ar; Leitura; Escrita; Produção textual; Histórias da matemática; Confecção de materiais; Tempo de degradação do lixo no meio ambiente; Custo de produção dos materiais reciclados; Cultura indígena; Reciclagem e técnicas de pintura; Alimentação; Utilização do solo para a agricultura; Camadas da atmosfera; Consumismo consciente; Localização no estado; Capital; Origem; Atividades econômicas; Aspectos geográficos; Preservação ambiental; População; História do RS; Tipologia textual; Construção de vasos; Produção de livros; Palestra: Relatório sobre a palestra; Campanha da Fraternidade-BIOMAS; Concurso de desenhos; Confecção da logomarca do projeto com os alunos; Organização das garrafas para a festa; Exposição dessa logomarca na festa da escola, em forma garrafas de vidro; Desfile de sete de setembro.