Crescendo saudável!
“ “É muito legal trabalhar sobre alimentação profe, a gente aprende que devemos experimentar os alimentos antes de dizer que não gostamos.”
Aluno 1 | aluno(a)
“ “ O projeto Crescer Saudável é nota “10”. Porque muitas vezes os pais pedem para os filhos comer frutas e verduras eles não aceitam e assim na escola eles experimentam e acabam gostando, um exemplo foi o suco de laranja com cenoura, meu filho tomou e agora pede para mim fazer. Parabéns pelo projeto e continuem nos ajudando a dar uma vida mais saudável aos nossos filhos”.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que devemos fazer para ter uma melhor qualidade de vida?
Expedição Investigativa
Partindo da hora do conto na sala de aula e das histórias João e Maria, Os Anõezinhos e o Gigante foram feitas diversas atividades em sala de aula, entre as quais pode-se perceber que as crianças não tinham claro o que era qualidade de vida e o que podemos fazer para que a tenhamos. A partir disso resolvemos então, partir para nossa expedição investigativa. Nossa expedição investigativa, aconteceu na forma de entrevista, onde entrevistamos as pessoas que transitavam em frente a escola.
Objetivos
Desenvolver atividades pedagógicas, possibilitando compreender e estimular sobre os hábitos que precisamos desenvolver para termos qualidade de vida, crescermos e vivermos de forma saudável em todos os sentidos.
Comunidade de Aprendizagem
Mercado Carboni;Mercado Balestrin; Fruteira Peyrot; Pedestres; Diretor; Geni Carboni.
Articulação com o currículo
Português; Artes; História; Ensino Religioso; Ciências; Matemática; Função social da leitura e escrita; Desenho; Leitura, compreensão e interpretação de diferentes tipos de textos; Eu, aluno como pessoa; Família; Direitos e deveres da criança; Valores: Respeito, perdão, paz, amizade, solidariedade; Pirâmide alimentar; Quantidades: unidade, dezena, dúzia, dobro, triplo; Gêneros textuais (receita e bilhetes); Leitura, compreensão e interpretação; Literatura infantil; Unidade de medida; Dezena, dúzia; Noções de tempo; Higiene com os alimentos; Alimentação saudável; Função social da leitura e escrita; Gêneros textuais; Jogos e brincadeiras; Apreciação de obras de artes Ivan Cruz; Artes visuais (leitura e releitura de imagens); Conhecer e fazer uso da estrutura e característica do gênero receita; Função social da escola; Direitos e deveres dos alunos; Cultivo de vegetais e chá; Identificação das partes das plantas; Confecção de painel sobre alimentos saudáveis e não – saudáveis.