Minha Família, meu Tesouro
“ Fui no passeio e gostei muito, pois as professoras são muito atenciosas e interagem com seus alunos.
Pais | responsável
Pergunta Exploratória
Como é minha família?
Expedição Investigativa
Realizamos um passeio numa propriedade rural. Lá encontramos vários tipos de animais e suas famílias. As professoras, ao retornarem, fizeram uma roda de conversa explicando que cada animal tem sua família. Assim, despertou nas crianças o desejo de contar como era a sua própria família, então resolvemos explorar esse assunto.
Objetivos
Propiciar à criança o conhecimento das diferentes estruturas familiares, o relacionamento entre as pessoas de sua família, bem como com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividades que despertem o respeito as diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
Pais e famílias.
Articulação com o currículo
Identidade e Autonomia; Linguagem oral e escrita; Linguagem da Natureza; Linguagem da Sociedade; Linguagem artística. Histórias e dramatizações; Saber ouvir relatos de outras pessoas e expressar os seus; Realização de atividades em diferentes espaços; Relatos de experiências; Organização Individual e coletiva; Expressão oral e escrita; Saber ouvir relatos de outras pessoas e expressar os seus; Espaço e tempo; Realização de atividades em diferentes espaços; Desafios e valorização das capacidades, conquistas e esforço ao alcançar algo; Viso motricidade: direção, deslocamento, noção de espaço usando o corpo como medida, Movimentos gestuais. Expressão oral e escrita Ordenação, classificação, seriações espontâneas; Cinco sentidos; Diferenças visíveis na cor, tamanhos, costumes, hábitos das pessoas; Leitura de imagens; Internalizar a linguagem verbal para comunicar-se através da linguagem não verbal; Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas.