Brincando e aprendendo com as mãos
“ Gostei muito do convite. Espero ter ajudado as professoras.
Pai | responsável
Pergunta Exploratória
O que podemos fazer com as mãos?
Expedição Investigativa
As professoras observando suas turmas perceberam que enquanto brincavam começaram a mexer e descobrir as mãos para fazer roda, bater palminhas, fazer carinho nos colegas. Diante disso elas sentiram a necessidade de trabalhar as mãos e dentro disso as cores, nomes de objetos e animais, cantinhos.
Objetivos
Possibilitar às crianças a imersão no universo das imagens desenvolvendo experiências estéticas, provocando mudanças e produzindo algo para ser visualizado.
Comunidade de Aprendizagem
Cozinheira da escola e mães.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita; Linguagem Matemática; Linguagem da Natureza; Linguagem da Sociedade; Linguagem artística; Linguagem do movimento; Identidade e autonomia; Valores sociais - datas comemorativas. Internalizar a linguagem verbal para comunicar-se através da linguagem não verbal, Localizar-se dentro do seu espaço físico, Os cinco sentidos, Participação em atividades culturais da escola e da comunidade, Cantigas de roda musicas variadas, brincadeiras, jogos dramáticos, teatro musical, dança, Viso motricidade: direção, deslocamento, noção de espaço, Saber ouvir relatos de outras pessoas, Cores, formas, espessuras, quantidade, números, tamanhos e texturas, Fenômenos da natureza: noite e dia, chuva e sol, Ritmo e melodia, Realização de atividades em diferentes espaços, Viso motricidade: direção, deslocamento, noção de espaço usando o corpo como medida, Desenhos, pinturas, colagens e modelagens. Fazer cartões dias das mães, pais e avós com as mãozinhas; Cantar músicas.