O CAVALO
“ O Projeto cavalo foi muito legal, eu montei no cavalo, eu gostei muito.
Wesley | aluno(a)
“ Minha filha gosta de desenhar, agora em casa sempre que ela vai desenhar quer fazer cavalo.
Ilma Conceição dos Santos Leonardo | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama atenção?
Expedição Investigativa
Com o propósito de desenvolver a sensibilidade das crianças para com a vida, desencadeando o olhar para o nascimento de Jesus, a professora utilizou como Expedição Investigativa o Vídeo O Nascimento de Jesus.
Objetivos
Compreender a importância da vida. Conhecer a história de Jesus. Desenvolver o respeito pelo nascimento do criador.
Comunidade de Aprendizagem
Alonso Mendonça da Silva.
Articulação com o currículo
A intenção inicial da professora, diante dos desafios do currículo e, tendo em vista a aproximação do término do ano letivo, em explorar sobre a vida, a partir do nascimento de Jesus. Mas, as crianças escolheram outro foco e de forma muito dinâmica o projeto foi desenvolvido. A partir do interesse das crianças em aprender sobre o CAVALO, a professora buscou junto a Comunidade de Aprendizagem o apoio para responder as perguntas socializadas como interesses de aprendizagem pelas crianças:
O cavalo tem dente? O cavalo come frutas? O cavalo come carne? O cavalo toma vacina? Quem escova o dente do cavalo? O cavalo tem chifre? O cavalo dorme? Usa o cavalo pra que? O cavalo fica doente? O cavalo tem focinho? A aprendizagem das crianças foi desenvolvida pelo protagonismo dos mesmos diante das diferentes situações proporcionadas estrategicamente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa, onde as crianças escolheram mediante interesse coletivo, o tema do projeto.