SHOW DE TALENTOS DA ESCOLA ENENLI
“ Gostei muito do nosso show de talentos porque em nossa escola tivemos oportunidade de expressar através da dança, da música, da pintura, do teatro e das outras artes, a nossa cultura e os nossos talentos.
Eliza | aluno(a)
“ Estou aqui no show muito feliz porque vi muitas apresentações lindas e, muito agradecida, por ver minha filha se apresentando pela primeira vez publicamente.
Mãe da Elisa | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos olhar para o nosso contexto escolar e observar nas práticas pedagógicas e vivências cotidianas o que mais chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
Reconhecendo a escola como um dos universos de desenvolvimento dos adolescentes e, ciente da relação que a escola tem com a vida dos mesmos, pois para muitos a única oportunidade que se tem socialmente de refletir sobre a vida e perspectivar sonhos é a própria escola e, preocupado com a formação dos 1050 alunos, o Gestor Alessandro, em diálogo com os educadores da Escola, realizaram uma EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA com todos os alunos da escola através de um ESPAÇO DE DIÁLOGO.
Objetivos
Reconhecer nas vozes dos estudantes seus interesses, desejos e expectativas em relação à escola.
Colher informações de cunho pedagógico e relacional, tendo em vista a melhoria das ações escolares.
Oportunizar aos adolescentes a percepção de si próprios como sujeitos de direitos e como agentes com responsabilidades e deveres individuais e coletivos.
Avaliar as práticas escolares, a partir dos sujeitos que protagonizam e dão vida à instituição.
Comunidade de Aprendizagem
Jussara Cristina Mayer Ceron
Ibomar Cardoso dos Santos
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu de forma interdisciplinar e se estendeu aos contextos vivenciais dos estudantes. Inicialmente, partiu de uma percepção da Gestão que reconheceu a necessidade de ouvir e dialogar mais com os estudantes sobre suas percepções acerca do contexto escolar. Com essa intenção e, ao mesmo tempo preocupação, por se tratar de uma escola que atende adolescentes com peculiaridades complexas, o gestor realizou em cada turma um Espaço de Diálogo orientado por um questionário diagnóstico. Após esse processo de escuta, o Gestor reuniu os líderes das turmas para apresentar os dados coletados e seguir para a construção do segundo Espaço de Diálogo, seguido de uma pergunta fecunda que requeria o olhar dos estudantes sobre o que lhes deixaria mais felizes na escola e que eles consideravam que precisaria compor o cotidiano de aprendizagem. Com o tema decidido, as etapas do projeto foram dinamizadas com a efetiva participação dos educadores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática através de três etapas denominadas ESPAÇOS DE DIÁLOGO. A construção dessa expedição foi edificante e participativa, onde 1050 vozes de adolescentes foram ouvidas, reconhecidas e respeitadas. Após etapas vivenciais, o TEMA SHOW DE TALENTOS foi escolhido pelos ADOLESCENTES DA ESCOLA. Com o tema, várias ações foram realizadas, com o protagonismo dos estudantes. A partir deste, com a responsabilidade dos mesmos, construíram juntos um SHOW.