NINA
“ Eu gostei de trabalha o projeto, foi legal.
Ana Vitória Oldoni | aluno(a)
“ O método de ensino está dando resultado, pois as crianças estão adorando e se empenhando. A minha por exemplo Nicoly chega todos os dias em casa contando tudo o que aconteceu na escola e sobre os projetos, ela está amando.
Daiane de S. Borges | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
Com o compromisso de despertar nas crianças o gosto e a prática da leitura, utilizando como premissa contextual e como concepção pedagógica o universo do Letramento Infantil, a Professora, realizou a Expedição Investigativa, com o VÍDEO A MENINA QUE ODIAVA LIVROS. A expedição foi linda, encantadora e, reveladora de muitas marcas na construção da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.
Objetivos
Desenvolver a apreciação das imagens e personagens nas histórias; Reconhecer os personagens e suas características; Contar histórias ouvidas e assistidas; Desenvolver a apreciação pela contação de histórias, por suas representações e pelo mundo da leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Lindinalva de Araujo Zimmerman
Articulação com o currículo
Com o tema definido pela turma, o projeto que inicialmente,tinha como foco a leitura, passou a aproximar esse propósito ao contexto da formação das autorias infantis. Com os objetivos elencados e, com a percepção de que o que realmente as crianças tinham escolhido era a NINA, a personagem principal da expedição, a professora, convidou as crianças para registrarem coletivamente, uma lista com o que elas queriam saber sobre o tema. Muitas perguntas surgiram e, foram essas curiosidades que moveram as estratégias pedagógicas, pois o projeto tinha tomado uma dimensão muito mais interessante e, focado no interesse das crianças em descobrirem por que Nina não gostava de ler e, por que os pais de Nina compravam tantos livros se Nina não gostava de ler? Essas e outras questões foram dinamizadas pela área de linguagem que, com o compromisso social de estimular práticas de leitura, provocou tanto as crianças, que elas levaram o projeto para seus lares e, para suas práticas cotidianas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e democrática.