Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

NINA Eu gostei de trabalha o projeto, foi legal.
Ana Vitória Oldoni | aluno(a)
O método de ensino está dando resultado, pois as crianças estão adorando e se empenhando. A minha por exemplo Nicoly chega todos os dias em casa contando tudo o que aconteceu na escola e sobre os projetos, ela está amando.
Daiane de S. Borges | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

Com o compromisso de despertar nas crianças o gosto e a prática da leitura, utilizando como premissa contextual e como concepção pedagógica o universo do Letramento Infantil, a Professora, realizou a Expedição Investigativa, com o VÍDEO A MENINA QUE ODIAVA LIVROS. A expedição foi linda, encantadora e, reveladora de muitas marcas na construção da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças.

Objetivos

Desenvolver a apreciação das imagens e personagens nas histórias; Reconhecer os personagens e suas características; Contar histórias ouvidas e assistidas; Desenvolver a apreciação pela contação de histórias, por suas representações e pelo mundo da leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Lindinalva de Araujo Zimmerman

Articulação com o currículo

Com o tema definido pela turma, o projeto que inicialmente,tinha como foco a leitura, passou a aproximar esse propósito ao contexto da formação das autorias infantis. Com os objetivos elencados e, com a percepção de que o que realmente as crianças tinham escolhido era a NINA, a personagem principal da expedição, a professora, convidou as crianças para registrarem coletivamente, uma lista com o que elas queriam saber sobre o tema. Muitas perguntas surgiram e, foram essas curiosidades que moveram as estratégias pedagógicas, pois o projeto tinha tomado uma dimensão muito mais interessante e, focado no interesse das crianças em descobrirem por que Nina não gostava de ler e, por que os pais de Nina compravam tantos livros se Nina não gostava de ler? Essas e outras questões foram dinamizadas pela área de linguagem que, com o compromisso social de estimular práticas de leitura, provocou tanto as crianças, que elas levaram o projeto para seus lares e, para suas práticas cotidianas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e democrática.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO M UNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DECIO BURALI

Diretor
Gilvan Barbato

Turma
Pré I A

Número de alunos
20

Educadores
Elizania Maria Vieira

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi bem legal, trabalhamos bastante a imaginação, sempre associando a vida da Nina com a vida dos alunos do Pré I.
ELIZANIA MARIA VIEIRA | Professor(a)

Repercussão na mídia

O processo assemblear ocorreu de forma democrática.