Classificação: Animais
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Projeto Animais “Eu gostei de aprender mais sobre os animais. Gostei de trazer figuras e montar cartazes, classificando os animais. Adorei fazer o cartaz sobre os cuidados que temos que ter com os animais”.
Júlia Eduarda da Silva Gomes | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Por que os animais nos chamam tanto a atenção?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu a partir da história contada pela professora “Confusão no jardim” de Ferruccio Verdolim Filho, sendo que, em seguida os alunos foram convidados a observar os pequenos animais presentes no jardim da escola. Os alunos, com auxílio de lupas, foram identificando, caracterizando e classificando os bichos que encontravam. Esse momento foi bem significativo, tanto é que, realizamos esta dinâmica novamente em outro dia.

Objetivos

. As sequências didáticas elaboradas a partir de histórias, pesquisas e passeios, buscaram sensibilizar e orientar as crianças para conhecer e compreenderem a vida dos animais (observando suas características, classificando-os seguindo alguns critérios), levando-os a reflexões sobre questões voltadas à proteção e cuidados com os bichos, bem como preservação de animais em extinção, adoção de hábitos e condutas para a preservação da natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Tivemos momento de conversa com a professora Mônica que trouxe seu animal de estimação, um peixe no aquário, falando dos cuidados que tem com ele e respondendo curiosidades dos alunos. Também, quando fomos na casa do Vinícius, para olhar os animais que criam, seu pai acompanhou e explicou como os animais vivem, o que comem, o que produzem para consumo humano e o que eles vendem.

Articulação com o currículo

No projeto foram desenvolvidas atividades que contemplaram as diferentes áreas do conhecimento, como em Ciências foi trabalhada a classificação dos animais, alimentação, locomoção, habitat e animais em extinção. Na Linguagem foram realizadas leituras, compreensão e interpretação de textos (informativos, fichas de descrição, poesias e literatura infantil), elaboraram cartazes, fichas de descrição, histórias e escreveram textos informativos no computador. Em Matemática realizou-se o registro de dados numéricos sobre animais (peso, altura, gestação e número de filhotes) e histórias matemáticas envolvendo as operações trabalhadas. Em Ensino Religioso foi trabalhada a história “O dilúvio”. Em Artes fizeram desenhos criando animais, confeccionaram animais com material sucata e massinha de modelar. A História/Geografia foi trabalhada a partir da observação e localização no mapa a origem/habitat de animais das histórias e vistos no Zoológico, bem como a localização e percurso até o Zoo.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Nova Vila

Diretor
Caroline Santos dos Santos

Turma
3º ano

Número de alunos
16

Educadores
Rubia Mariele Vogt

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Presidente Lucena

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PRESIDENTE LUCENA

Apoiadores
Comunidade em geral, pais e demais professores.

Assessoria Pedagógica
Pablo Silveira
Os alunos ampliaram muito seus conhecimentos através das pesquisas realizadas no projeto.
Rubia Mariele Vogt | Professor(a)