Projeto Animais
“ “Eu gostei de aprender mais sobre os animais. Gostei de trazer figuras e montar cartazes, classificando os animais. Adorei fazer o cartaz sobre os cuidados que temos que ter com os animais”.
Júlia Eduarda da Silva Gomes | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Por que os animais nos chamam tanto a atenção?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu a partir da história contada pela professora “Confusão no jardim” de Ferruccio Verdolim Filho, sendo que, em seguida os alunos foram convidados a observar os pequenos animais presentes no jardim da escola. Os alunos, com auxílio de lupas, foram identificando, caracterizando e classificando os bichos que encontravam. Esse momento foi bem significativo, tanto é que, realizamos esta dinâmica novamente em outro dia.
Objetivos
. As sequências didáticas elaboradas a partir de histórias, pesquisas e passeios, buscaram sensibilizar e orientar as crianças para conhecer e compreenderem a vida dos animais (observando suas características, classificando-os seguindo alguns critérios), levando-os a reflexões sobre questões voltadas à proteção e cuidados com os bichos, bem como preservação de animais em extinção, adoção de hábitos e condutas para a preservação da natureza.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos momento de conversa com a professora Mônica que trouxe seu animal de estimação, um peixe no aquário, falando dos cuidados que tem com ele e respondendo curiosidades dos alunos. Também, quando fomos na casa do Vinícius, para olhar os animais que criam, seu pai acompanhou e explicou como os animais vivem, o que comem, o que produzem para consumo humano e o que eles vendem.
Articulação com o currículo
No projeto foram desenvolvidas atividades que contemplaram as diferentes áreas do conhecimento, como em Ciências foi trabalhada a classificação dos animais, alimentação, locomoção, habitat e animais em extinção. Na Linguagem foram realizadas leituras, compreensão e interpretação de textos (informativos, fichas de descrição, poesias e literatura infantil), elaboraram cartazes, fichas de descrição, histórias e escreveram textos informativos no computador. Em Matemática realizou-se o registro de dados numéricos sobre animais (peso, altura, gestação e número de filhotes) e histórias matemáticas envolvendo as operações trabalhadas. Em Ensino Religioso foi trabalhada a história “O dilúvio”. Em Artes fizeram desenhos criando animais, confeccionaram animais com material sucata e massinha de modelar. A História/Geografia foi trabalhada a partir da observação e localização no mapa a origem/habitat de animais das histórias e vistos no Zoológico, bem como a localização e percurso até o Zoo.