Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Os comedores de batata “Nossos antepassados deram origem à nós e a nossa história, deles herdamos a profissão de agricultor. É dela que tiramos o nosso alimento do dia a dia. Tenho muito orgulho de ser filha de agricultor, me sinto orgulhosa e feliz por ter um pai dessa profissão, que é tão simples e especial em nossas vidas.”
Isadora Knorst Zimmer | aluno(a)
Pergunta Exploratória

A batata ainda é a principal cultura de Santa Maria do Herval?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa se deu a partir de observações durante a saída de campo no Bairro Amizade. Analisando a paisagem, surgiram questionamentos e observações sobre a recorrência das matas, diminuição das roças e as mudanças nos espaços geográficos. Um senhor do bairro, nos relatou a sua infância, de como os morros eram cobertos de plantações e a decadência da agricultura, partindo disto se questionou, “Que alimento mais se planta nos dias de hoje?”

Objetivos

Os objetivos do projeto são os de sensibilizar os alunos da importância da agricultura para a nossa vida, a influência do processo de modernização no cultivo da batata e assim revitalizar a história, proporcionando momentos de mudanças de olhares destes jovens, despertando neles um pouco do brilho e paixão de nossos antepassados pela agricultura. O interesse surgiu com os estudos de paisagens e sua preservação, durante uma caminhada exploratória de degradação e preservação de solos.

Comunidade de Aprendizagem

Ao longo do projeto, ocorreram palestras, pesquisas, entrevistas com extensionista da Emater, pais, supervisor municipal, donos de mercados e jovens cujo os pais trabalham na agricultura para entender melhor o abandono do campo.\\nVisitamos a lavadora de batata e conversamos com agricultores para entendermos melhor o processo do plantio até a comercialização, e fizemos o cálculo comparativo de preços, depois da industrialização.

Articulação com o currículo

Possibilidade de interligar os aspectos social e econômico de nossa cidade aos conteúdos propostos para a série, trabalhamos com produção de textos, pesquisas, entrevistas, descrições das visitas de observação, releituras artísticas de Flávio Scholles que falam da produção de batatas. Foram levados ao estudo comparativo de um quilo do produto industrializado em relação ao em natura, sistema monetários, quilogramas, medidas de comprimentos, de onde vem estes produtos, qual batata foi usada, processo de industrialização, pesagens manuais e digitais e múltiplos de 10.\\nAlém disso, trabalhamos sobre poluição, relações do ecossistema, solo, fa-zendo o comparativo de plantação sem aditivos químicos em vasos, observação do relevo, mapas e localizações de cidades fornecedoras de batata.\\n Ainda podemos ressaltar que entre os alunos surgiu um grande interesse em saber se a batata ainda é a nossa cultura principal, visto que, a festa típica Municipal é a festa da batata.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Amizade

Diretor
Raqueli Comiotto

Turma
5º ano

Número de alunos
18

Educadores
Sandra Cristina Boufleur

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria do Herval

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTA MARIA DO HERVAL

Apoiadores
Comunidade em geral e demais professores da escola.

Realizamos uma grande mobilização em torno da história do nosso município neste projeto. Os alunos estavam muito curiosos sobre a história de seus antepassados.
Sandra Cristina Boufleur | Professor(a)