Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Idolatria do Fast Food “Agora compreendo porque nossa nutricionista se preocupa tanto com nosso cardápio, pois ficou evidente com os estudos que realizamos e com a palestra do nutrólogo que a saúde do nosso corpo está relacionada diretamente com nossa alimentação. Minha alimentação é bem saudável”.
Letícia Wittmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória

o Por que as pessoas gostam tanto de comidas de Fast Food?

Expedição Investigativa

A turma do 8º ano no primeiro mês de aula, questionou a coordenadora da escola sobre a merenda escolar, demonstrando insatisfação. Percebendo essa demanda em relação aos alimentos Fast Food os professores e coordenadora resolveram instigar e fomentar mais ainda a curiosidade dos alunos. A professora de história trouxe para o conhecimento dos alunos o filme sobre a história do Mac Donalds. Após, iniciaram um debate e decidiram estudar e compreender por que as pessoas gostam tanto de Fast Food.

Objetivos

Um dos fatores que estimulou a turma em relação ao estudo da temática, foi a discussão das regras da escola no início do ano, onde a merenda escolar foi algo de críticas. Em seguida a turma trabalhou vários assuntos relacionados a alimentação em sala de aula, porém definiram estudar mais afundo o tema Fast Food, demonstrando interesse e curiosidade. O principal objetivo foi investigar o porquê das pessoas consumirem tanto alimentos Fast Food mesmo sabendo que os mesmos fazem mal a saúde?

Comunidade de Aprendizagem

Após a definição da temática em forma de seminário foi definido com os alunos como faríamos para enriquecer a partir de dados concretos, tanto do próprio município de Picada Café como num espaço que é oferecido Fast Food. Entrevistamos nossos alunos que era um perfil, depois as famílias e em seguida fomos ao Shopping de São Leopoldo onde conseguimos em loco várias respostas as nossas dúvidas. Para compreender melhor o impacto psicológico e fisiológico convidamos um nutrólogo.

Articulação com o currículo

Após a definição do tema, pergunta chave e outras dúvidas, os professores e pedagoga da escola se reuniram durante as reuniões pedagógicas e realizaram um estudo do currículo. Depois, cada educador foi definindo dentro de sua área o que abordaria com os alunos relacionado a temática Fast Food. A professora Carla de Língua alemã foi escolhida como a coordenadora do projeto. Em língua portuguesa foram organizados os questionários e entrevistas; texto e pesquisas da origem do Fast Food em Inglês; em ciências estudaram os maiores fornecedores de alimentos Fast Food, transformação e evolução alimentar; em artes abordamos o estudo da Pop Art e a relação com o Fast Food. Todos os resultados eram articulados no Google Drive, ou em cartazes em sala de aula. Nas reuniões pedagógicas retornávamos os conteúdos trabalhados, resultados, contribuições e articulações de novos desafios e propostas de trabalho referente a temática Fast food. Em vários assuntos um contemplava a disciplina do outro.


Ficha Técnica
Escola
EMEF 25 de Julho

Diretor
Andréa Dienstmann

Turma
8º ano

Número de alunos
20

Educadores
Cíntia Tamara Schoeler\\Sandra Beatriz Wolf de Oliveira\\Carla Rosane Presser\\César Adriano Christ\\Vanessa Orsi Cechinatto\\Márcia Elisa Klein

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Picada Café

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/PICADA CAFÉ

Apoiadores
Comunidade em geral e demais professores da escola.

Assessoria Pedagógica
Pablo Silveira
Foi muito interessante trabalhar em conjunto e com uma temática que envolvia o universo do aluno.
Cíntia Tamara Schoeler | Professor(a)