Idolatria do Fast Food
“ “Agora compreendo porque nossa nutricionista se preocupa tanto com nosso cardápio, pois ficou evidente com os estudos que realizamos e com a palestra do nutrólogo que a saúde do nosso corpo está relacionada diretamente com nossa alimentação. Minha alimentação é bem saudável”.
Letícia Wittmann | aluno(a)
Pergunta Exploratória
o Por que as pessoas gostam tanto de comidas de Fast Food?
Expedição Investigativa
A turma do 8º ano no primeiro mês de aula, questionou a coordenadora da escola sobre a merenda escolar, demonstrando insatisfação. Percebendo essa demanda em relação aos alimentos Fast Food os professores e coordenadora resolveram instigar e fomentar mais ainda a curiosidade dos alunos. A professora de história trouxe para o conhecimento dos alunos o filme sobre a história do Mac Donalds. Após, iniciaram um debate e decidiram estudar e compreender por que as pessoas gostam tanto de Fast Food.
Objetivos
Um dos fatores que estimulou a turma em relação ao estudo da temática, foi a discussão das regras da escola no início do ano, onde a merenda escolar foi algo de críticas. Em seguida a turma trabalhou vários assuntos relacionados a alimentação em sala de aula, porém definiram estudar mais afundo o tema Fast Food, demonstrando interesse e curiosidade. O principal objetivo foi investigar o porquê das pessoas consumirem tanto alimentos Fast Food mesmo sabendo que os mesmos fazem mal a saúde?
Comunidade de Aprendizagem
Após a definição da temática em forma de seminário foi definido com os alunos como faríamos para enriquecer a partir de dados concretos, tanto do próprio município de Picada Café como num espaço que é oferecido Fast Food. Entrevistamos nossos alunos que era um perfil, depois as famílias e em seguida fomos ao Shopping de São Leopoldo onde conseguimos em loco várias respostas as nossas dúvidas. Para compreender melhor o impacto psicológico e fisiológico convidamos um nutrólogo.
Articulação com o currículo
Após a definição do tema, pergunta chave e outras dúvidas, os professores e pedagoga da escola se reuniram durante as reuniões pedagógicas e realizaram um estudo do currículo. Depois, cada educador foi definindo dentro de sua área o que abordaria com os alunos relacionado a temática Fast Food. A professora Carla de Língua alemã foi escolhida como a coordenadora do projeto. Em língua portuguesa foram organizados os questionários e entrevistas; texto e pesquisas da origem do Fast Food em Inglês; em ciências estudaram os maiores fornecedores de alimentos Fast Food, transformação e evolução alimentar; em artes abordamos o estudo da Pop Art e a relação com o Fast Food. Todos os resultados eram articulados no Google Drive, ou em cartazes em sala de aula. Nas reuniões pedagógicas retornávamos os conteúdos trabalhados, resultados, contribuições e articulações de novos desafios e propostas de trabalho referente a temática Fast food. Em vários assuntos um contemplava a disciplina do outro.