Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O cultivo da lavanda “Foi muito legal aprender sobre a lavanda, saber que ela é a flor símbolo do nosso município, que serve como remédio e que agora eu sei plantar e cuidar das lavandas na minha casa”.
Manuel Werberich | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Você conhece a lavanda?

Expedição Investigativa

Em homenagem ao aniversário do nosso município, pintamos uma parede de azulejo da nossa escola, com os pontos turísticos, a bandeira, a paisagem, o relevo e não poderíamos deixar de desenhar a flor símbolo de Morro Reuter. Naquele momento despertou a curiosidade e o interesse de pesquisar sobre a lavanda, para que pudéssemos desenhá-la da melhor forma possível, formato, tamanhos, cores. Além disso, surgiu a pergunta: como a lavanda veio para Morro Reuter?

Objetivos

O objetivo principal foi conhecer a lavanda. Saber como ela pode ser produzida no nosso município, na nossa escola e na nossa casa. Qual o clima favorável. Quais as utilidades da lavanda. Conhecer a origem da lavanda e saber que ela é a flor símbolo do nosso município.

Comunidade de Aprendizagem

Cada aluno trouxe caixinhas de leite vazias, um pai forneceu sacos de terra adubada e uma família mandou galhos de lavanda. Cortamos as caixinhas, enchemos de terra e plantamos estes galhos. Duas vezes por semana, regávamos e observávamos o seu crescimento. Após dois meses, cada aluno levou uma muda para plantar com a sua família, juntamente com um cartão sobre os cuidados que devemos ter com a planta e suas utilidades. Cada família ficou responsável por cuidar da sua planta e de registrar.

Articulação com o currículo

O desenvolvimento deste projeto ocorreu partindo do interesse e da necessidade para encontrar as respostas para as suas perguntas, contemplando diferentes habilidades. O planejamento era flexível e direcionado sempre para a curiosidade e as dúvidas dos alunos. No decorrer do projeto, surgiram novas perguntas que direcionavam o caminho que deveríamos seguir e, assim, exploramos todas as áreas de conhecimento. Na linguagem, foram realizadas diversas leituras e produções orais e escritas, pesquisas, entrevistas, visualização de vídeos. Na matemática, realizamos atividades de contagem de diversas formas, como contagem das lavandas plantadas e preço do óleo. Em Ciências,trabalhamos a essência da lavanda, como é tirado o óleo, o valor medicinal e uso da lavanda na alimentação. Também verificamos o clima e o solo que ela necessita para se desenvolver. Em Artes, observamos a planta, desenhamos, colorimos e pintamos uma parede com lavandas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Rui Barbosa

Diretor
Eduardo Davi Holler

Turma
1º e 2º ano

Número de alunos
14

Educadores
Roseli RohteLunkes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Morro Reuter

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MORRO REUTER

Apoiadores
Comunidade em geral, famílias e demais professores.

Assessoria Pedagógica
Pablo Silveira
Os alunos estavam muito envolvidos com a temática do projeto.
Roseli RohteLunkes | Professor(a)