Frutas
“ A maça é vermelha. Minha mãe comprou, tem na minha casa.
Sofia Eloy Sousa | aluno(a)
“ É muito importante para a saúde dela, para crescer forte e saudável, comendo frutas todos os dias fortalece os ossos, seu intestino funciona perfeitamente, previne doenças e infecções. Minha filha não gosta de alguns tipos de frutas, mesmo assim sempre insisto para comer e também utilizo para fazer suco. Ela fala todos os dias do lanche da escola, nos dias de frutas o que mais gosta e da maça, ela conta que a professora fala que devemos sempre comer frutas para ficar fortes, saudáveis e bonitos
Gisele Pereira Sousa | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos ver o que tem na caixa?
Expedição Investigativa
Explorar diferentes recursos é uma das propostas desenvolvidas no contexto da turma e, como a professora tinha interesse em desenvolver hábitos melhores de alimentação com as crianças, uma vez que elas não demonstravam interesse pelas frutas e verduras, a Expedição Investigativa foi realizada com uma CAIXA DE ALIMENTOS, onde as crianças puderam brincar, interagir, manusear e partilhar.
Objetivos
Desenvolver hábitos de alimentação saudável.
Apreciar diferentes alimentos, incluindo as frutas nas refeições diárias.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzine
Articulação com o currículo
A articulação curricular deu-se de forma dinâmica, permitindo que as crianças explorassem diferentes situações e, aprendessem que os alimentos naturais possuem muitos benefícios. Com a intenção de melhorara a alimentação e, aliada a escolha da expedição, a professora incentivou as crianças a reconhecerem o tema no primeiro contato com a caixa de alimentos. Com o tema escolhido, as crianças questionaram: Onde podemos encontrar as frutas? Quais que eles produzem em casa? Quais as cores? Podemos fazer o que com as frutas? Quantas vezes por semana comem frutas? A partir dos questionamentos das crianças, o projeto foi tomando proporção e, a famílias começaram a participar ativamente das ações e, consequentemente, desenvolver determinadas atitudes também em casa. O projeto foi suscitado a partir do Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES e TRANSFORMAÇÕES.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo ocorreu através de uma roda de conversa, aonde as crianças escolheram o tema.