Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Frutas A maça é vermelha. Minha mãe comprou, tem na minha casa.
Sofia Eloy Sousa | aluno(a)
É muito importante para a saúde dela, para crescer forte e saudável, comendo frutas todos os dias fortalece os ossos, seu intestino funciona perfeitamente, previne doenças e infecções. Minha filha não gosta de alguns tipos de frutas, mesmo assim sempre insisto para comer e também utilizo para fazer suco. Ela fala todos os dias do lanche da escola, nos dias de frutas o que mais gosta e da maça, ela conta que a professora fala que devemos sempre comer frutas para ficar fortes, saudáveis e bonitos
Gisele Pereira Sousa | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos ver o que tem na caixa?

Expedição Investigativa

Explorar diferentes recursos é uma das propostas desenvolvidas no contexto da turma e, como a professora tinha interesse em desenvolver hábitos melhores de alimentação com as crianças, uma vez que elas não demonstravam interesse pelas frutas e verduras, a Expedição Investigativa foi realizada com uma CAIXA DE ALIMENTOS, onde as crianças puderam brincar, interagir, manusear e partilhar.

Objetivos

Desenvolver hábitos de alimentação saudável.
Apreciar diferentes alimentos, incluindo as frutas nas refeições diárias.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzine

Articulação com o currículo

A articulação curricular deu-se de forma dinâmica, permitindo que as crianças explorassem diferentes situações e, aprendessem que os alimentos naturais possuem muitos benefícios. Com a intenção de melhorara a alimentação e, aliada a escolha da expedição, a professora incentivou as crianças a reconhecerem o tema no primeiro contato com a caixa de alimentos. Com o tema escolhido, as crianças questionaram: Onde podemos encontrar as frutas? Quais que eles produzem em casa? Quais as cores? Podemos fazer o que com as frutas? Quantas vezes por semana comem frutas? A partir dos questionamentos das crianças, o projeto foi tomando proporção e, a famílias começaram a participar ativamente das ações e, consequentemente, desenvolver determinadas atitudes também em casa. O projeto foi suscitado a partir do Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES e TRANSFORMAÇÕES.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo ocorreu através de uma roda de conversa, aonde as crianças escolheram o tema.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Crescer e Aprender

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II F

Número de alunos
14

Educadores
Liciane Isabel Schwertz

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi muito bom trabalhar com o projeto frutas, fez com que conhecesse mais um pouco da realidade de cada criança e quais frutas que mais fazem uso em suas casas. Aqui na escola alguns alunos que não comiam agora já passaram a gostar. Também pude perceber que na aprendizagem das cores alguns já conseguem identificar.
Liciane Isabel Schwertz | Professor(a)