Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O sapo O sapo é verde e pula muito.
Izael | aluno(a)
O Izael sempre comenta em casa das atividades feitas na Escola sobre o sapo, quando chego na sala pra buscá-lo quanto fez atividade de pintura do sapo sempre quer me mostrar ficou bem entusiasmado com as atividades.
Welida | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história do sapo?

Expedição Investigativa

Ao interagir, as crianças atribuem sentidos e significados coletivos para o mundo. São as brincadeiras, as ações, as interações e a participação nas práticas sociais que levam as crianças a ter curiosidades sobre temas, práticas e ideias a serem pesquisadas e, assim, constituir seus saberes sobre o mundo. Com essa concepção a Expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA _ O SAPO BOCARÃO.

Objetivos

Desenvolver a escuta e a fala.
Perceber os diferentes elementos que integram uma cena.
Comunicar os sentimentos.
Reconhecer os animais e suas características.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzine

Articulação com o currículo

Considerando o mundo natural como campo de atuação e de dinamicidade o projeto conversou com as demais práticas curriculares, fortalecendo o respeito aos elementos e fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como à relação da criança com o meio ambiente, enquanto ser que interage com a natureza. Neste sentido, a construção da articulação valorizou as experiências das crianças, levando em conta suas características individuais e a diversidade cultural do grupo. O processo de construção do projeto sustentou-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma organização pedagógica no sentido de ampliar as vivências e aproximar o conhecimento sistematizado daquele expresso na vida cotidiana, configurando-se, assim, como uma prática educativa que garantiu o pleno desenvolvimento da criança e que as questões e curiosidades por elas partilhadas no índice Formativo fossem sanadas e se transformassem em aprendizagens significativas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma muito dinâmica, permitindo que as crianças vivessem suas expressividades e compartilhassem suas percepções e interesses. Neste sentido, o tema por elas escolhido foi O SAPO e, como ser que constrói e se apropria de conhecimentos a partir de suas ações e interações com o mundo físico e com os outros, as crianças protagonizaram lindamente no projeto.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Infantil Crescer e Aprender

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat I D

Número de alunos
10

Educadores
Patrícia Weimer

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussra Cristina Mayer Ceron
As crianças acharam bem interessante a história do sapo quando chego na sala sempre tem um imitando o sapinho e pedindo para contar a história do sapo Bocarão pois gostam dos personagens.
Patrícia Weimer | Professor(a)