O sapo
“ O sapo é verde e pula muito.
Izael | aluno(a)
“ O Izael sempre comenta em casa das atividades feitas na Escola sobre o sapo, quando chego na sala pra buscá-lo quanto fez atividade de pintura do sapo sempre quer me mostrar ficou bem entusiasmado com as atividades.
Welida | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história do sapo?
Expedição Investigativa
Ao interagir, as crianças atribuem sentidos e significados coletivos para o mundo. São as brincadeiras, as ações, as interações e a participação nas práticas sociais que levam as crianças a ter curiosidades sobre temas, práticas e ideias a serem pesquisadas e, assim, constituir seus saberes sobre o mundo. Com essa concepção a Expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA _ O SAPO BOCARÃO.
Objetivos
Desenvolver a escuta e a fala.
Perceber os diferentes elementos que integram uma cena.
Comunicar os sentimentos.
Reconhecer os animais e suas características.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzine
Articulação com o currículo
Considerando o mundo natural como campo de atuação e de dinamicidade o projeto conversou com as demais práticas curriculares, fortalecendo o respeito aos elementos e fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como à relação da criança com o meio ambiente, enquanto ser que interage com a natureza. Neste sentido, a construção da articulação valorizou as experiências das crianças, levando em conta suas características individuais e a diversidade cultural do grupo. O processo de construção do projeto sustentou-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma organização pedagógica no sentido de ampliar as vivências e aproximar o conhecimento sistematizado daquele expresso na vida cotidiana, configurando-se, assim, como uma prática educativa que garantiu o pleno desenvolvimento da criança e que as questões e curiosidades por elas partilhadas no índice Formativo fossem sanadas e se transformassem em aprendizagens significativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma muito dinâmica, permitindo que as crianças vivessem suas expressividades e compartilhassem suas percepções e interesses. Neste sentido, o tema por elas escolhido foi O SAPO e, como ser que constrói e se apropria de conhecimentos a partir de suas ações e interações com o mundo físico e com os outros, as crianças protagonizaram lindamente no projeto.