Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O DENTE Agora já sei escovar os dentes em círculos.
Rafael | aluno(a)
O Projeto desenvolvido em sala de aula que abordou a escovação dos dentes dos alunos mostra a preocupação e cuidado que se deve ter com a higiene bucal dos alunos. Quando na escola aprende-se o que também ensinamos em casa fica mais fácil de ser seguido pelos alunos. Foi muito bom para o entendimento deles a visita ao consultório, onde eles acabaram se divertindo além de aprender a cuidar dos dentinhos.
Cristiane | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a bruxinha que voava com escova de dente?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma dinâmica e interativa, através da História _ A BRUXINHA QUE VOAVA COM ESCOVA DE DENTE, onde as crianças se divertiram e perceberam a mensagem transmitida pela história.

Objetivos

Escovar os dentes.\\nDesenvolver hábitos de higiene bucal.\\nEstimular os cuidados com a saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzini

Articulação com o currículo

Com o propósito de garantir a integralidade entre o cuidar e o educar, através da criação de um ambiente em que a criança se sinta segura, satisfeita em suas necessidades, acolhida em sua maneira de ser, onde ela possa socializar de forma adequada suas emoções e construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua identidade, é que o currículo e o projeto foram articulados. Inicialmente o projeto suscitou o imaginário através da literatura infantil e com a escolha do tema, surgiu a revelação do que as crianças conheciam e do que elas tinham interesse em aprender sobre o tema. No Índice Formativo, as crianças perguntaram sobre: Todas as crianças gostam e escovar os dentes? Profe, seu dentinho já doeu? Quem ensinou a escovar os dentes? Por que você escova os dentes? Os dentes são grandes e pequenos?Qual é a cor dos dentes? Comas perguntas, o projeto foi estruturado e, diversas estratégias foram utilizadas para garantir que as crianças participassem ativamente e, com prazer aprendessem

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu através de uma roda de conversa, onde a professora reconheceu na fala das crianças o que elas haviam se interessado apos desenvolvimento das atividades que exploraram a Expedição Investigativa.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Turma
MAT II B

Número de alunos
14

Educadores
Nadia Gessi Figur Fencke

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

O projeto do dente foi muito participativo, porque os alunos gostaram e cobraram todos os dias para fazermos a escovação dos dentes na escola e em casa.