O DENTE
“ Agora já sei escovar os dentes em círculos.
Rafael | aluno(a)
“ O Projeto desenvolvido em sala de aula que abordou a escovação dos dentes dos alunos mostra a preocupação e cuidado que se deve ter com a higiene bucal dos alunos. Quando na escola aprende-se o que também ensinamos em casa fica mais fácil de ser seguido pelos alunos. Foi muito bom para o entendimento deles a visita ao consultório, onde eles acabaram se divertindo além de aprender a cuidar dos dentinhos.
Cristiane | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a bruxinha que voava com escova de dente?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma dinâmica e interativa, através da História _ A BRUXINHA QUE VOAVA COM ESCOVA DE DENTE, onde as crianças se divertiram e perceberam a mensagem transmitida pela história.
Objetivos
Escovar os dentes.\\nDesenvolver hábitos de higiene bucal.\\nEstimular os cuidados com a saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzini
Articulação com o currículo
Com o propósito de garantir a integralidade entre o cuidar e o educar, através da criação de um ambiente em que a criança se sinta segura, satisfeita em suas necessidades, acolhida em sua maneira de ser, onde ela possa socializar de forma adequada suas emoções e construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua identidade, é que o currículo e o projeto foram articulados. Inicialmente o projeto suscitou o imaginário através da literatura infantil e com a escolha do tema, surgiu a revelação do que as crianças conheciam e do que elas tinham interesse em aprender sobre o tema. No Índice Formativo, as crianças perguntaram sobre: Todas as crianças gostam e escovar os dentes? Profe, seu dentinho já doeu? Quem ensinou a escovar os dentes? Por que você escova os dentes? Os dentes são grandes e pequenos?Qual é a cor dos dentes? Comas perguntas, o projeto foi estruturado e, diversas estratégias foram utilizadas para garantir que as crianças participassem ativamente e, com prazer aprendessem
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu através de uma roda de conversa, onde a professora reconheceu na fala das crianças o que elas haviam se interessado apos desenvolvimento das atividades que exploraram a Expedição Investigativa.