BICHINHOS
“ Profe eu gostei da galinha e dos bichinhos. Eu tenho a CACAU la em casa.
Geovanna | aluno(a)
“ A Geovanna e muito apegada a CACAU e com esse projeto ela amadureceu bastante, ela fala mais da CACAU com melhor conhecimento e perdeu em pouco dos medos que tenho em relação as pessoas e as outras coisas.
Tainara Ariane Bento da Costa | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo ?
Expedição Investigativa
O VÍDEO O TREM DOS ANIMAIS foi o dispositivo audiovisual utilizado pela Professora Marta na realização da Expedição Investigativa com a sua turma. Ao assistirem o vídeo, as crianças ficaram entusiasmadas com o que viram, ouviram e reconheceram como elementos.
Objetivos
Reconhecer diferentes animais.
Identificar o animal preferido e suas características.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzini
Articulação com o currículo
A articulação curricular foi dinamizada com o compromisso de construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, o Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES foi a matriz dinamizadora das atividades desencadeadas com a turma. O projeto enriquecido pela espontaneidade e pela curiosidade das crianças, respondeu as indagações feitas pelos pequenos, através de estratégias atrativas e ativas. Com as questões: Podemos trazer bichinhos para a escola? Quais são os bichinhos preferidos? Podemos visitar um local onde tem diferentes bichinhos? O que os bichinhos comem? Os bichinhos são amigos? Os bichinhos tem família? Como é a casa dos bichinhos Como dormem os bichinhos? Quais bichinhos tem dentes? Quais as cores dos bichinhos? Quais bichinhos temos em nossa casa? ... as crianças se divertiram e a professora buscou apoio na Comunidade de Aprendizagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma democrática a escolha do tema foi desenvolvida, permitindo a expressividade e os interesses das crianças.