Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BICHINHOS Profe eu gostei da galinha e dos bichinhos. Eu tenho a CACAU la em casa.
Geovanna | aluno(a)
A Geovanna e muito apegada a CACAU e com esse projeto ela amadureceu bastante, ela fala mais da CACAU com melhor conhecimento e perdeu em pouco dos medos que tenho em relação as pessoas e as outras coisas.
Tainara Ariane Bento da Costa | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo ?

Expedição Investigativa

O VÍDEO O TREM DOS ANIMAIS foi o dispositivo audiovisual utilizado pela Professora Marta na realização da Expedição Investigativa com a sua turma. Ao assistirem o vídeo, as crianças ficaram entusiasmadas com o que viram, ouviram e reconheceram como elementos.

Objetivos

Reconhecer diferentes animais.
Identificar o animal preferido e suas características.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação curricular foi dinamizada com o compromisso de construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, o Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES foi a matriz dinamizadora das atividades desencadeadas com a turma. O projeto enriquecido pela espontaneidade e pela curiosidade das crianças, respondeu as indagações feitas pelos pequenos, através de estratégias atrativas e ativas. Com as questões: Podemos trazer bichinhos para a escola? Quais são os bichinhos preferidos? Podemos visitar um local onde tem diferentes bichinhos? O que os bichinhos comem? Os bichinhos são amigos? Os bichinhos tem família? Como é a casa dos bichinhos Como dormem os bichinhos? Quais bichinhos tem dentes? Quais as cores dos bichinhos? Quais bichinhos temos em nossa casa? ... as crianças se divertiram e a professora buscou apoio na Comunidade de Aprendizagem.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática a escolha do tema foi desenvolvida, permitindo a expressividade e os interesses das crianças.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT I C

Número de alunos
14

Educadores
Marta Vieira Silva Kohn

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Sempre me surpreendo com o andamento dos projetos eu aplico, pois as crianças conseguem produzir os passos, por caminhos que só eles com a imaginação surpreendente, conheceram! Este trabalho não foi diferente, foi uma chuva de emoções e sentimentos, todos misturados e saboreados passo a passo.
Marta V. S. Kuhn | Professor(a)